banner
publicidade
publicidade

Educação: Governo Municipal de Teixeira de Freitas fomenta a “Paz nas Escolas”

Educação: Governo Municipal de Teixeira de Freitas fomenta a “Paz nas Escolas”

 

A Escola é o local de produção e reprodução do conhecimento. Tomando por base essa afirmativa a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas (SMEC) está implantando o programa “Cultura de Paz nas Escolas”. A primeira abordagem foi feita ainda durante a Semana Pedagógica, no início do ano de 2015. O segundo olhar para esta proposta está agendado para o dia 18 de junho, a partir das 8h, no auditório da PIBATEF, quando mais uma vez os coordenadores pedagógicos e diretores escolares serão sensibilizados a fomentar a paz por meio da Educação, momento em que participarão de um Seminário. Nestes primeiros meses letivos os educadores já tiveram algumas iniciativas visando a promoção da Paz, como a valorização das questões sócio familiares, como na retomada do sentido cristão da Páscoa, por exemplo, que aconteceu em diversas escolas de Rede Municipal.

 

O programa pela “Paz nas Escolas”, é implantado pela SMEC e coordenado pela ONG Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz), sediada em Feira de Santana, atuante em 8 estados brasileiros. O primeiro objetivo é manter os educadores em sintonia com as necessidades dos problemas sociais, inserindo a temática da não violência ao currículo e transformando, efetivamente, a escola numa ferramenta capaz de apontar caminhos para a construção da paz na sociedade. Para tanto, o investimento começa com a sensibilização e capacitação de diretores, supervisores de ensino e todo o corpo docente.

 

Segundo explicou o Secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes, o Programa pretende incluir oficialmente no currículo pedagógico das Escolas do Município o estudo da Paz “como conteúdo transversal em diversas disciplinas, atingindo assim, alunos que deverão se tornar cidadãos preocupados com o meio ambiente, com o homem e com a paz”. Ele justifica a ação, mencionando que “existem diversas faces da violência, algumas são invisíveis, como a opressão”, ele seguiu lembrando que “existe no mundo um império de violência formado por drogas, terrorismo, prostituição infantil, crime organizado. Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, estão ativos 68 focos de guerras ativos sobre o planeta. Não podemos nos calar diante disso”, concluiu.

 

O programa distribuirá “Kits de Paz” para as Escolas, composto por mídias digitais e livros para uso da instituição e do profissional da educação a fim de “desenvolver em primeira instância uma campanha de alfabetização em cultura de Paz, que acontece simultaneamente entre professores, alunos e diretores de escolas que produzem o impacto da mudança de percepção nas estruturas educacionais”, conforme descrito no site da MovPaz. Os conteúdos aproximam várias pedagogias, que interagem com culturas do oriente e ocidente e que se integram em uma síntese que foi denominada de Educação pela Paz.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21