banner
publicidade
publicidade

ELEIÇÃO REABRE DIVISÃO ENTRE RICOS E POBRES NO BRASIL, DIZ “FT”

ELEIÇÃO REABRE DIVISÃO ENTRE RICOS E POBRES NO BRASIL, DIZ “FT”


Os maiores jornais britânicos destacam neste sábado a disputa à Presidência no Brasil e apontam a economia como o principal tema para eleitores a um dia da votação. O financeiro “Financial Times” diz que a disputa “reabriu divisões antigas entre ricos e pobres”.

O texto destaca os avanços desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que “implementou políticas macroeconômicas ortodoxas com a ampliação de programas sociais”, mas diz que este “consenso social está desmoronando” com a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

“Após crescer rapidamente na primeira década deste século, a economia do Brasil está em estagnação, levando a grandes diferenças entre brasileiros sobre a melhor maneira de seguir adiante”, diz o jornal, que apontou para as diferenças de renda e voto nas regiões do país.

Para o “FT”, “medidas intervencionistas alienaram os mercados”, e os jovens da nova classe média, grande beneficiada da expansão nos últimos anos, exigem melhores serviços públicos e oportunidades de trabalho.

O FT diz que a recessão brasileira ajudou os candidatos à oposição Marina Silva (PSB), que “defende mudanças com políticas econômicas responsáveis”, e Aécio Neves (PSDB), “que diz ter reunido um time dos sonhos para recuperar o crescimento econômico”. No entanto, diz que Dilma segue “firme favorita” a vencer a disputa, diante do baixo desemprego, renda em ascensão e os benefícios sociais.

“Cerca de 40% dos brasileiros deverão votar pela estabilidade do PT ao invés do experimento com o governo ambientalmente sustentável prometido” por Marina, disse o jornal.

O “Guardian” disse ainda que a campanha teve temas polêmicos, como acusações de corrupção na Petrobras e discussões sobre aborto e casamento homossexual, mas que eleitores “parecem estar mais influenciados pelo fator mais tradicional: dinheiro no bolso”. As informações são do uol.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21