banner
publicidade
publicidade

Eleições 2012: Flávio Arruda assume pré-candidatura

O engenheiro civil e ex-secretário municipal de Infraestrutura de Teixeira de Freitas, Flávio Sampaio Arruda, admitiu nesta entrevista concedida aos repórteres do Jornal Alerta e do Teixeira News, que é pré-candidato a prefeito e que vai disputar as convenções do PSDC em junho vindouro, porque o seu objetivo é administrar a cidade que tem ajudado a construir. Nesta entrevista é possível o internauta conhecer um pouco mais deste mais novo pré-candidato que o teixeirense passará a avaliar.

Flávio de Arruda Sampaio

Quem é Flávio Arruda?

Sou filho de Adilson Brito de Arruda e Célia Maria Sampaio de Arruda, tenho 36 anos, nasci na capital do Estado, fui batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação no município do Prado. Morei em várias cidades do interior da Bahia, como Palmas de Monte Alto, Mata de São João, Coribe, Santa Maria da Vitória, dentre outras, e também em Aracaju, capital de Sergipe e Maceió, capital de Alagoas. Sou casado e pai de dois lindos teixeirenses.

Qual a sua formação profissional?

Concluir o ensino médio no Instituto Francisco de Assis (IFA) aqui em Teixeira de Freitas e decidi seguir a profissão de meu pai, cursando Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia. Cursei também pós-graduação em Ciências Ambientais pela UESB e Gestão em Educação e Segurança no Trânsito pela Universidade Cândido Mendes, em Vitória/ES. Durante o curso de engenharia fui eleito presidente do Diretório Acadêmico, monitor da disciplina de topografia e bolsista do CNPQ para projetos acadêmicos.

Quais os trabalhos que desenvolveu ao longo da vida profissional?

Logo após a formatura iniciei a vida profissional trabalhando num convênio entre a Companhia de Desenvolvimento da Bahia (Conder) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) construindo casas populares em Camaçari e Eunápolis, capacitando mão de obra para a construção civil durante a construção de 240 unidades habitacionais. Trabalhei na região sudoeste da Bahia recuperando as estradas que ligavam o município de Itapetinga aos municípios de Macarani, Itambé e Itororó, na ampliação da Fábrica de Calçados Azaléia na região de Itapetinga e na construção da Fábrica de Calçados Umbro em Vitória da Conquista. Ainda em Itapetinga, fui professor universitário substituto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Retornei à Teixeira de Freitas como engenheiro civil concursado da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.

Como iniciou na vida pública?

Na Prefeitura, onde fui secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, secretário interino de Esporte e Lazer e da Secretaria de Habitação, e, por último, secretário de Infraestrutura e Transportes por aproximadamente três anos, e que graças à confiança do prefeito Padre Apparecido em me nomear secretário de Governo adquiri bastante conhecimento sobre a administração do nosso município. Também fui presidente do Plano Diretor Urbano do Município de Teixeira de Freitas, presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e conselheiro do Conselho das Cidades (Concidades) Bahia, onde era membro da Câmara de Saneamento.

Quais foram as suas principais realizações como secretário municipal?

Dentre as principais realizações juntamente com as pessoas que faziam e fazem parte das secretarias estão os seguintes atos: reformulação da Lei Ambiental municipal, revisão da Lei do Plano Diretor Urbano, criação das leis para a municipalização do trânsito, início da implantação da coleta seletiva, a decoração natalina dos últimos três anos, iluminação central da Avenida Presidente Getulio Vargas e Avenida das Nações. Mais de 300.000,00m² de pavimentação asfáltica, além de elaborar vários projetos de infraestrutura que são necessários para Teixeira de Freitas. Mas, a maior contribuição foi acreditar nas pessoas que investiram na construção civil em Teixeira de Freitas durante os anos de 2009,2010 e2011, apoiando-os, incentivando-os e desburocratizando o serviço público para que Teixeira de Freitas fosse a cidade que mais construísse unidades do programa Minha Casa, Minha Vida.

Quais avanços Teixeira adquiriu na construção civil?

Teixeira de Freitas ficou entre as cidades das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, atrás apenas da cidade de Vitória da Conquista. Foram mais de 2500 novas moradias que trouxeram mais de R$200.000.000,00 diretamente para o município, movimentando toda a economia local. Conseguimos trazer ainda 1.000 unidades residenciais para pessoas com renda familiar entre 0 (zero) e 3 (três) salários-mínimos, onde 500 já estão prontas para serem entregues no bairro Luis Eduardo Magalhães e 500 prestes a começar no bairro Castelinho.

O que o levou a se lançar como pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas e por qual partido?

Pelo conhecimento adquirido na administração pública, pela minha formação profissional, por ter a certeza que os recursos do município têm condições de oferecer serviços essenciais de qualidade e por acreditar que juntamente com as pessoas que amam está cidade podemos torná-la sustentável com uma grande melhoria na qualidade de vida. Coloquei-me à disposição do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) para que possamos consolidar a candidatura e concorrer ao cargo de prefeito nas eleições deste ano.

Qual é a sua visão de futuro sobre nossa cidade?

Nós temos que buscar a sustentabilidade real do município, pois, mesmo com a grandeza e a importância do comércio de Teixeira de Freitas para toda a região, o que fez a cidade crescer foram os vários ciclos produtivos, que com muita sorte têm uma seqüência no acontecimento dos eventos, inclusive, os ciclos do próprio comércio. Todavia, devemos buscar crescimento com desenvolvimento e solidez para não sermos prejudicados pela falta de continuidade dos ciclos econômicos. Teixeira de Freitas é uma cidade de boas oportunidades para praticamente todos os empreendimentos, sejam eles comerciais, industriais, imobiliários etc. Entretanto, o primeiro passo para que o desenvolvimento aconteça é oferecer os serviços essenciais com qualidade e eficiência.

Qual é a sua advertência?

Lembrar que não podemos perder tempo deixando as pessoas relaxarem nas funções públicas, porque política não é profissão. Todo processo político requer dedicação de tempo, conhecimento, planejamento e responsabilidade social.

 

Por: Entrevista concedia ao Teixeira News


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21