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Eleições: 67% dos jovens brasileiros não se interessam por política

Foto: SAMUEL BARBOSA


Apesar das eleições figurarem entre os principais assuntos do momento na internet e serem motivo de discussões acaloradas e até brigas nas redes sociais, a maioria dos jovens brasileiros não se interessa por política. Foi o que apontou pesquisa realizada pela rede de escolas de informática Microcamp. De acordo com a pesquisa, o índice de desinteresse pode chegar a 67% se somados os que se interessam muito pouco (39%) e os não têm o menor interesse (28%). Isso apesar de a maioria 57,9% admitir que a política influencia a vida dos cidadãos.

O levantamento foi feito entre os dias 1º e 06 de setembro, com 1870 alunos acima de 16 anos (73,48% entre os 16 e 20 anos e 26,52% acima desta idade), de ambos os sexos, com maior participação do público masculino (51%) em 30 unidades instaladas em 10 estados do país. Dos entrevistados, 75% têm ensino médio, 13% ensino superior, 7% ensino fundamental II 5% Colégio Técnico e 2% Ensino fundamental I.

Para a maioria (38%) a falta de interesse por política se dá devido à corrupção no país, enquanto 29% apontou a falta de confiança nos políticos como causa, e 18% atribuiu à falta de informação. Já 15% acham o tema desinteressante.

De acordo com a mostra, 95% dos entrevistados acreditam que a política influencia sua vida – 61% (de alguma forma), 22% (totalmente) e 12% (um pouco).

Apesar do desinteresse pelo tema, a maioria se mostrou bem informada sobre o processo eleitoral de 2018: 69% responderam que as eleições ocorrerão em outubro, 55% disseram saber para quais cargos os eleitores deverão votar, 60% sabem o que é voto legenda e 75% afirmam que o que define uma eleição são os votos válidos.

Na hora de escolher um candidato, o mais importante para 67% dos entrevistados são suas ideias e projetos, enquanto 28% acham o histórico de vida pública, 3% o partido, e 1% a religião.

A maioria dos jovens também admitiu votar em um candidato desconhecido, mas com boas propostas: 51% talvez, e 24% com certeza, contra 24% não. Quanto à obrigatoriedade do voto, 54% são contra.

Pesquisas e internet

Apesar de 58% dos entrevistados não confiarem em pesquisas de intenção de voto, 53% disseram que o que influencia na escolha do candidato são justamente as pesquisas, seguidas pela propaganda política para 21%.

A pesquisa endossa a estratégia de muitos candidatos e partidos com pouco tempo de inserção em campanhas gratuitas em rádio e TV, de investir nas redes sociais pois para 81% dos pesquisados, elas influenciam os eleitores. Da mesma forma que os debates na TV são muito importantes para a maioria dos jovens (62%).


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