banner
publicidade
publicidade

Embasa alerta para situação de crise hídrica em Itanhém

Embasa alerta para situação de crise hídrica em Itanhém

Redução do nível do manancial, provocado pela estiagem, impacta no abastecimento

 

 

Com a estiagem prolongada que atinge o extremo sul da Bahia, a água do rio Água Preta, que abastece Itanhém, sofreu rebaixamento de seu nível, inviabilizando o abastecimento regular no município. Diante deste cenário, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem adotando medidas de enfrentamento à questão e chama a atenção da população para se unir aos esforços do Governo do Estado em torno do combate aos efeitos da seca na região.

Em abril de 2016, foi implantada uma subadutora de 1,7 quilômetros de extensão para captar água em um novo ponto de captação do rio Água Preta, já na tentativa de minimizar os efeitos da estiagem e ampliar o volume de água ofertado para o município de 17.300 habitantes. Além da obra emergencial, que envolveu investimentos de R$ 162 mil com recursos próprios da empresa, a Embasa vem, ao longo deste período, intensificando as ações de perfuração de poços para complementação do volume de água captado, visando o reforço do abastecimento local. Para este mês de fevereiro, está prevista a montagem de um poço e perfuração de mais quatro poços.

Além disso, o abastecimento está sendo complementado por carros-pipa provenientes da estação de tratamento de água de Medeiros Neto, a cerca de 40 quilômetros de Itanhém. “Também está em curso captação de recursos de investimento em médio prazo para implantação de uma nova captação de água no rio Água Fria. Além das medidas adotadas pela empresa, é imprescindível, neste momento crítico, contar com o apoio da população, que deve reforçar a utilização racional da água em suas casas e estabelecimentos comerciais, economizando o máximo possível”, afirma José Claudemiro de Brito, gerente regional da Embasa.

 

Atendimento e orientação ao usuário

 

Os usuários dos serviços da Embasa poderão obter esclarecimentos e orientações no escritório local da empresa no seu município ou pelo serviço de tele atendimento, através do número 0800 0555 195.

 

 

Dicas para economia de água

 

  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do equipamento.

 

  • Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar a mão, não se esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.

 

  • Não use água para limpar a calçada, o passeio ou o quintal. Use uma vassoura.

 

  • Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.

 

  • Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de micro jatos.

 

  • Na hora de olhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.

 

  • Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.

 

  • Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde.

 

  • Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.

 

  • Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros).

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Embasa

Salvador: (71) 3372-4898

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21