banner
publicidade
publicidade

Empreendedores apresentam ações para fortalecer turismo na Costa do Descobrimento

Empreendedores apresentam ações para fortalecer turismo na Costa do Descobrimento

Programa Lidera Turismo reuniu representantes do setor nesta quarta-feira, 25, em Porto Seguro

Hoje às 11:15 – Por: Fernanda Barros

Teixeira de Freitas – Engajamento e interação em prol do fortalecimento turístico da Costa do Descobrimento. Esse foi o entendimento de empresários e gestores participantes do Programa Lidera Turismo, iniciado em março de 2016. Uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo, o programa chegou ao workshop final nesta quarta-feira, 25 de maio, no Arraial Eco Resort, em Porto Seguro.

Além dos 40 participantes do programa, o encontro também reuniu gestores, como a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Graziela Vilela, a coordenadora de turismo do Sebrae Bahia, Ana Paula Almeida, o diretor estadual de atendimento do Sebrae, Franklin Santos, e a superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, Ângela Gonçalves.

“Nos unimos para entender as demandas e traçar estratégias para as ações promocionais no turismo. Agora, me sinto motivado, fortalecido e empenhado para buscar e implantar mudanças que vão impactar neste setor”, disse o secretário de turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento, que integra a iniciativa.

Com o objetivo de desenvolver uma agenda estratégica de ações para fortalecer toda a cadeia do Turismo nos destinos de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália, o programa realizou seis encontros com representantes do setor público e privado, como associações, entidades empresariais, órgãos públicos e empresários. Nas reuniões, foram trabalhados os seguintes eixos temáticos: Cenários e cadeia produtiva do turismo; Atores envolvidos em seus papéis; Sustentabilidade no turismo; Políticas Públicas no setor; Análise da situação do destino turístico.

Para o diretor de atendimento do Sebrae, Franklin Santos, o Lidera Turismo é um importante passo para o fortalecimento da cadeia turística na Costa do Descobrimento. “O programa é um planejamento estratégico traçado a várias mãos. A iniciativa envolve maior chance de assertividade, por ser elaborada pelos próprios atores que serão impactados com as ações. É muito mais fácil para quem vive saber e solucionar as suas demandas, do que um técnico especialista que não conhece a realidade local”, explicou.

Durante o workshop, grupos de cada destino apresentaram mapas estratégicos do turismo, que consiste em um resumo baseado nos seguintes pontos: Visão do futuro; Valores; Objetivos estratégicos; Estratégias; Ações para implementação; e Metas a serem alcançadas. Dona de hotel há 25 anos em Porto Seguro, a empresária Renata Tardin fez questão de registrar o entusiasmo com o programa. “Essa interação e engajamento nos estimula para aprender mais e fortalecer o turismo na nossa região”, frisou.

O gerente regional Alex Brito destacou a importância da iniciativa e detalhou os próximos passos do programa. “Haverá no dia 22 de junho uma reunião com os participantes de monitoramento para saber quais ações foram tomadas após a entrega dos mapas estratégicos dos destinos. O objetivo é orientar o grupo e fortalecê-lo, para que as metas sejam alcançadas em curto, médio e longo prazo”, concluiu.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21