banner
publicidade
publicidade

Empresário de Eunápolis está entre vencedores do Prêmio Nacional de Gestão

Empresário de Eunápolis está entre vencedores do Prêmio Nacional de Gestão

Prêmio MPE Brasil foi entregue nesta quarta-feira, 13, em Brasília

Hoje às 13:30 – Por: Redação

Salvador – Concorrendo com pequenos negócios de todo o país, duas empresas do interior baiano venceram a etapa nacional do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. A Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc) foi premiada na categoria Serviços de Educação e a Lanchonete e Restaurante Tedesco, de Santo Antônio de Jesus, conquistou a categoria Serviços de Turismo. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 13, em Brasília, e reconheceu as melhores práticas de gestão utilizadas nos pequenos negócios brasileiros.

A Cooeduc já tem 24 anos de serviços prestados no município de Eunápolis, localizado a 647 km de Salvador, e é formada por pais e professores cooperados. No total, o colégio já conta com 800 alunos e atua da Educação Infantil até o Ensino Médio. “Ganhar o prêmio é uma sensação de dever cumprido. Os nossos cooperados são compromissados e o colégio já tem um empenho maior na questão dos resultados e na competitividade”, contou o diretor geral da cooperativa, Adilson Souza. Além do ensino, entre os destaques da escola estão o uso de ferramentas digitais, o bilinguismo e a participação de educadores na educação.

Já a Lanchonete e Restaurante Tedesco, que atua no mercado desde o ano de 1991, tem como principais diferenciais a qualidade dos alimentos, higiene sanitária, acompanhamento nutricional e funcionamento 24 horas, conquistando no ano de 2014 a certificação ABNT NBR 15635, que atesta as boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais aos serviços de alimentação. “Sem o Sebrae, eu dificilmente participaria e receberia esse reconhecimento”, contou o empresário Melentino Tedesco, proprietário do empreendimento. “Acho que o determinante para essa conquista foi a questão organizacional da empresa e a parte sustentável do negócio, que tem como pilares o ambiental, financeiro e social”, completou.

Acompanhado pelo Sebrae desde 1994, o empresário participa das ações realizadas pela instituição e capacita sua equipe. Além de comercializar lanches e refeições, a Tedesco fornece serviços de alimentação e entrega em hospitais e clínicas da cidade, serviços de coffee break, licitação pública e delivery.

Os premiados concorreram com 65,7 mil micro e pequenas empresas que se candidataram ao MPE Brasil 2015. O número supera em 29% a quantidade de participantes de 2014. Realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o MPE Brasil é um dos mais importantes prêmios nacionais que oferta de forma gratuita um diagnóstico de gestão as micro e pequenas empresas.

Inscrições abertas

As inscrições para o MPE Brasil 2016 já estão abertas. Empresas de todo o Brasil podem participar em oito categorias: agronegócio, comércio, serviços de educação, indústria, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação, serviços de turismo, serviços e nos destaques de inovação e boas práticas de responsabilidade social. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

Critérios de avaliação

O prêmio incentiva empresários a adotar ferramentas de gestão ao obter um diagnóstico gratuito do atual estágio da sua organização, com os pontos fortes e as necessárias melhorias nos seus processos gerenciais. As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, base do questionário de autoavaliação. Os pequenos negócios com melhor desempenho recebem visita de avaliadores voluntários capacitados e são submetidas a uma banca técnica.

Nesta edição, 53 empresas, distribuídas em todas as regiões do país, foram visitadas em 16 estados. O processo de avaliação envolve mais de mil avaliadores voluntários pelo Brasil, com mais de mil horas de trabalho voluntário.

Empresas vencedoras
Agronegócio: Fazenda Padre Cícero, Cacimbinhas (AL)
Comércio: Brasil Cowboy, Campo Grande (MS)
Indústria: Rioar, de Santa Catarina
Serviços: Autvix Engenharia, Serra (ES)
Serviços de Educação: Cooperativa Educacional de Eunápolis, de Eunápolis (BA)
Serviços de Saúde: Clinicenter, de Teresina (PI)
Serviços de Tecnologia da Informação: CDS Informática, de Cornélio Procópio (PR)
Serviços de Turismo: Lanchonete Tedesco, de Santo Antônio de Jesus (BA)
Destaque de Inovação: Toth Tecnologia, de Porto Alegre (RS)
Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social: Farmácia Nativa, de São Lourenço do Sul (RS)

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21