banner
publicidade
publicidade

Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores Comunitários

Teixeira de Freitas receberá “Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores Comunitários”

Teixeira  de Freitas será o primeiro município/ polo dos Encontros Regionais de Radialistas e Comunicadores Comunitários. Sendo que as reuniões serão realizadas já nesta semana, em 30 e 31 de Maio e 1º de junho. Depois da região extremo sul, a série de encontros seguirá para o Baixo Sul-Jequié (13, 14 e 15/06). Ao encerrar o ciclo de reuniões regionais, haverá o Congresso dos Radialistas em Salvador-BA, já no fim de novembro (28, 29 e 30/11). A ação é do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Tv e Publicidade da Bahia (SINTERP/BA). Ao todo serão 10 seminários com o tema: “Liberdade de expressão e democratização na radiodifusão”.

 A programação dos eventos contempla a formação de quatro mesas: “Por uma Lei de Mídia Democrática na radiodifusão” ( FNDC, ERNESTO MARQUES, FITERT); “Políticas locais de comunicação: Governo do Estado e Municípios” (SECOM, ABI, SINTERP/BA ); “Regulamentação profissional e Saúde do Trabalhador” (MTE, ADVOGADO TRABALHISTA, SINTERP/BA e MEDICO DO TRABALHO); “Violência e intimidação aos comunicadores” (MINISTÉRIO PÚBLICO, FITERT, OAB).

O objetivo dos encontros é envolver radialistas e comunicadores comunitários em temas que impactam diretamente as suas atividades e também a democracia nas suas comunidades. O sindicato irá fortalecer a campanha Pra Expressar a Liberdade- que trata da pluralidade das mídias e defasagem da legislação quanto ao tema.  Além do panorama nacional, o SINTERP/BA acredita ser importante que o Governo estadual e as Prefeituras atuem de forma complementar, a fim de garantir e ampliar a liberdade de expressão.

Outro tema a ser debatido é a violência aos profissionais do setor. No ano de 2012 foram registrados sete assassinatos no País, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Assim, se faz necessário conhecer quem e quais são as principais vias de intimidação, como ter auxílio da Justiça, bem como os direitos dos comunicadores, em especial as promovidas pela nova Lei de Acesso à Informação Pública.

Já em relação a responsabilidade do sindicato em acompanhar a atividade laboral, será realizada uma mesa voltada a regulamentação da profissão por meio do registro profissional e também os impactos na saúde do trabalhador com doenças ocupacionais contraídas no exercício de suas atividades e a relação do trabalhador no envolvimento com o “SUS”- Sistema Único de Saúde.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas / Sinterp-Ba


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21