banner
publicidade
publicidade

Está chegando a hora do PMDB pagar sua dívida com o PT

Depois de abrir mão de uma possível candidatura ao governo estadual para apoiar o governador Renato Casagrande (PSB) e também ajudar eleger o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), pode ser que agora o PT queira cobrar essa dívida nas próximas eleições municipais. É que os petistas não abrem mão de lançar a ministra Iriny Lopes (PT) para disputar a prefeitura de Vitória, independente da decisão de Hartung se lançar ou na corrida eleitoral. Para isso, a cúpula do partido quer apoio do PMDB, inclusive não descarta a possibilidade de ter o ex-governador como seu principal aliado para manter o Executivo de Vitória sob seu comando.

Tudo embaralhado
Por outro lado o PMDB tem vários nomes cogitados para a mesma vaga, entre eles, os deputados federais Lelo Coimbra e Rose de Freitas, além do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e do próprio Hartung. O presidente do PT, José Roberto Dudé, diz que vai buscar negociar com os peemedebistas e não esconde a intenção de ter o PMDB como vice na chapa liderada por Iriny.

Filme se repete?
Nos bastidores, no entanto, há quem coloque em dúvida essa chapa e acredite que o filme do passado pode entrar em cartaz novamente. Para quem não lembra, no ano passado o PT tinha vários nomes para lançar na briga pelo Palácio Anchieta, inclusive a própria Iriny, mas acabou abrindo mão para apoiar Casagrande, indicado com as bênçãos de Hartung. Será que vale a pena ver de novo essa história?

Votação
Entre os nomes do PMDB, Rose, apesar de toda sua popularidade no cenário político nacional, ainda não tem grande representatividade da Grande Vitória. Na contabilidade do ex-coordenador da Defesa Civil Amilton Souza, ela perdeu cerca de 800 votos só na Praia do Suá. É que Amilton era seu principal cabo eleitoral na região, mas os dois acabaram se desentendendo e ele passou a fazer campanha contra a deputada na comunidade.

Crise
A possibilidade de Rose se candidatar pode ter ficado ameaçada. Ela, que já não pertence à mesma corrente do presidente da sigla, Lelo Coimbra, entrou em rota de colisão com os demais filiados da Executiva após criticar em público o vice-prefeito de Vitória, Tião Barbosa, que também faz parte do mesmo partido. Talvez será mais difícil para Rose reverter essa situação.

Posse do PDT
Os pedetistas colatinenses vão se reunir do próximo domingo (28) para apresentar o novo comando do PDT Jovem e PDT Mulher do município. O encontro acontece às 8h30 na Câmara e terá presença do presidente estadual da sigla, deputado Da Vitória. Maria Fatina Almeida assume a presidência da ala feminina enquanto Pedro Fraga o da juventude. A meta dos dois é buscar mais mulheres e jovens para o partido, que visa ampliar seu quadro para as próximas eleições.

*O jornalista Josué de Oliveira conta para os leitores tudo o que acontece nos corredores dos Três Poderes do Espírito Santo.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21