banner
publicidade
publicidade

Estado amplia investimentos no desenvolvimento econômico e na segurança

Estado amplia investimentos no desenvolvimento econômico e na segurança

 Os investimentos na implantação de dois terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus, e na ampliação do Terminal de Contêineres na capital baiana são os assuntos enfatizados pelo governador Jaques Wagner no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (27).

Outros temas abordados são o lançamento da Pedra Fundamental da JAC Motors, ontem, e a inauguração, nesta semana, de uma Base Comunitária de Segurança em Vitória da Conquista e de um novo Departamento de Polícia Técnica, também em Ilhéus. O governador fala ainda dos preparativos para as copas das Confederações de 2013 e do Mundo Fifa Brasil 2014.

Segundo o governador, a expansão do terminal de containeres de Salvador representa um investimento de R$ 160 milhões, “colocando a capital baiana no mesmo patamar dos melhores terminais da América Latina”.

Ele adianta que serão implantados três modernos equipamentos capazes de atender às maiores embarcações em operação, juntamente com seis novos ‘guindastes de Pórtico Montados Sobre Pneus (RTG)’, espécie de esteiras rolantes para deslocamento dos contêineres, os primeiros totalmente elétricos da América Latina.

“Com isso, a operação se torna mais competitiva, mais rápida, fazendo com que os navios percam menos tempo para embarcar e desembarcar seus produtos”. De acordo com Wagner, a Bahia possui uma capacidade de movimentação de cerca de 13,2 milhões de toneladas por ano. “Este é mais um passo para melhorar a operação portuária na Bahia, além do nosso Terminal Turístico, que também está sendo construído”.

 

Terminais pesqueiros vão beneficiar 50 mil pescadores

 

Em relação à inauguração dos dois terminais pesqueiros, um em Ilhéus e outro em Salvador, Wagner contabiliza 20 mil pescadores vivendo da pesca artesanal na cidade do sul da Bahia e outros 30 mil na capital. “Por isso, um terminal em cada uma destas cidades, com um investimento de R$ 10 milhões em cada um deles, vai ajudar o povo que vive da pesca, com embarcações de pequeno e médio porte para melhorar a forma de comercializar o pescado, fruto do seu trabalho”.

De acordo com o governador, a Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, perdendo apenas para Santa Catarina e para o Pará. “Produzimos 115 mil toneladas por ano e, mesmo assim, estamos importando pescado para o mercado baiano. É o meu desafio, o meu compromisso junto com a Bahia Pesca e com o Ministério da Pesca ampliar a produção na pesca e no criatório, em tanques, barragens, redes ou no oceano”.

 

Conquista ganha 11ª Base Comunitária de Segurança da Bahia

 

“A nossa luta contra o crime é incansável e nós temos na metodologia da Base Comunitária de Segurança uma das que têm dado mais certo para a redução de homicídios e crimes violentos contra a vida”, afirma o governador, referindo-se à base que será inaugurada em Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (28), a 11º na Bahia e terceira no interior do estado. “Portanto, é mais um passo na nossa luta contra o crime e contra o tráfico de drogas. Eu tenho certeza de que nós seremos vitoriosos”.

Também na área de segurança, Wagner afirmou que, em Ilhéus, nesta quinta (29), será inaugurado um novo Departamento de Polícia Técnica (DPT), “devolvendo à cidade a condição para análise e para as investigações”.

 

Arena Fonte Nova e Aeroporto Internacional

 

O governador encerra o programa dizendo que vai participar, na próxima sexta-feira (30), do sorteio das chaves para a Copa das Confederações, que será realizada em 2013, com jogos inclusive em Salvador. “A nossa Fonte Nova vai de vento em popa, o aeroporto está edificando a nova torre de radares. Estamos preparando a licença ambiental para a segunda pista. Tudo para fazer uma bela Copa das Confederações e a Copa do Mundo em 2014”.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa, telefone 0800-071-7328.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21