banner
publicidade
publicidade

Ex-prefeito de Prado é denunciado ao Ministério Público

Ex-prefeito de Prado é denunciado ao Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios promoverá representação junto ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral, pelos gastos elevados e irregularidades em procedimento licitatório para prestação de serviços de limpeza pública pela empresa Alto Mar Empreendimentos Ltda. O valor despendido no exercício de 2012 alcançou o montante de R$2.265.008,48, representando 5,3% da receita corrente arrecadada e 6,6% sobre a despesa corrente.

A relatoria aplicou multa de R$ 30 mil ao gestor por entender que o valor pactuado estava bastante elevado e ofendia os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade. Também foram encontradas irregularidades no processo licitatório e respectivo termo aditivo referentes à ausência de justificativa dos preços estimados estarem compatíveis com os praticados no mercado; não apresentação de estimativa do impacto orçamentário-financeiro da despesa; ausência de cotações de preços de três empresas consultadas; não publicação do resumo do segundo termo aditivo ao contrato; e ausência de planilhas de medição junto a todos os documentos de despesas enviados.

Em virtude dos enormes gastos com serviços de limpeza pública pelos municípios, o TCM está preparando uma comissão de técnicos que aprofundará os estudos nesta área com o objetivo de estabelecer parâmetros de medição das despesas realizadas e dos serviços prestados, verificando a sua real necessidade.

Ainda cabe recurso da decisão.

Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado na Prefeitura de Prado. (O voto ficará disponível após conferência).


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21