banner
publicidade
publicidade

Exposição “Mães da UMMI” revela humanização do trabalho na Maternidade

Exposição “Mães da UMMI” revela humanização do trabalho na Maternidade

 

A exposição que retratou os partos naturais percorrerá a cidade, passando por Postos de Saúde, Shoppings e demais espaços públicos e privados.

 

Um ano de trabalho, sessenta imagens e a tradução da emoção da maternidade em cliques revelando a humanização do atendimento. Assim pode-se resumir a exposição “Mães da UMMI”, apresentada à imprensa, autoridades e pacientes da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) na manhã desta terça-feira, 17.

índice

A ideia da exposição surgiu durante uma conversa entre a médica obstetra Juliana Amato e a fotógrafa especializada em registros de parto Dani Ennes. A ideia, aceita imediatamente pelo secretário de Saúde Eujácio Dantas, com total aval do prefeito doutor João Bosco, se transformou em ação, eternizando partos naturais em fotografias.

Dani conta que durante esse ano de trabalho foi surpreendida com o cuidado e acolhimento da equipe de profissionais da saúde.

“Eu estava aqui todos os dias, pude me emocionar muitas vezes […] guardo com carinho a lembrança de uma mãe que, sentindo dores, pegava na minha mão, ao fim ela disse que eu tinha sido o seu anjo”, lembrou a fotógrafa.

Na abertura da exposição, a diretora da UMMI Lívia Neves Ferreira salientou que o trabalho humanizado é resultado, entre outras coisas, da melhoria estrutural da Unidade, que recebeu aproximadamente R$ 1,5 milhão em investimentos do Governo Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, Tomires Barbosa “Miro”, observou que o sucesso do trabalho resulta da determinação da gestão municipal e de “uma equipe coesa e com objetivo comum”.

O secretário Eujácio Dantas, chamou atenção para o custeio da UMMI, que é mantida 80% com recursos próprios do município, sendo o restante do Governo Federal, já o prefeito doutor João Bosco, que teceu muitos elogios à exposição, destacou que cerca de 65% dos partos feitos na Unidade são naturais (normais), comprovadamente o método mais seguro para mães e bebês.

“Aumentar o índice de partos normais é uma vitória, precisamos acabar com fantasmas e preconceitos que foram criados em torno do parto natural”, disse o prefeito. Tratando dos investimentos na saúde pública, disparou “paz a gente constrói investindo em pessoas”.

Humanização em números

No ano de 2015, a UMMI realizou por mês 250 partos em média,  procedeu 13 transportes em UTI aérea, acolheu 200 bebês na UTI Neonatal (UTIN) e 600 crianças em internação, atendeu a 40 mil crianças no Pronto Atendimento Pediátrico, assistiu 15 mil gestantes, alcançou 5 mil ultrassonografias.

A UMMI é referência na região, sendo o único Pronto Socorro Pediátrico 24 horas e Única UTIN do Extremo Sul da Bahia, além disso, é o único Hospital que realiza o teste da orelhinha em pacientes internados.

Atenciosamente,

Departamento de Imprensa

Prefeitura de Teixeira de Freitas

(73) 3011 0335

www.teixeiradefreitas.ba.gov.br


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21