banner
publicidade
publicidade

Fábrica de gelo beneficiará pescadores de Caravelas

Fábrica de gelo beneficiará pescadores de Caravelas

A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto Caravelas Empreendedora e foi apresentada à comunidade no último dia 28/10

Cerca de 160 pessoas da comunidade pesqueira e marisqueira de Caravelas (BA) participaram, na última quinta-feira (28/10), de uma reunião na Colônia de Pescadores Z25 para apresentação da segunda fase do Projeto Caravelas Empreendedora. Nesta segunda fase, será construída uma fábrica de gelo para atender a comunidade pesqueira da região.

O projeto Caravelas Empreendedora é uma iniciativa conduzida pela Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e pela Colônia de Pescadores Z25, em parceria com a Fibria. O objetivo é apoiar a atividade pesqueira em Caravelas (BA), que já foi a principal atividade econômica do município, além de disseminar o empreendedorismo na comunidade por meio da estruturação de uma cadeia produtiva de pescado.

A segunda fase do projeto foi apresentada pelo consultor Luciano Mauro Goes, da empresa Mira. Ele explicou que a construção da fábrica de gelo envolve também um trabalho de preparação de gestores por meio de um treinamento gerencial, a criação de um Conselho de Desenvolvimento Territorial e a estruturação do empreendimento comunitário. “O objetivo é que o pescador melhore a condição de venda do pescado”, explicou Goes.

Segundo ele, a fábrica de gelo está sendo construída nos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e terá como um dos focos a prática do preço justo, pois o projeto é da comunidade de Caravelas e será o pescador vendendo para pescador, alertou Goes. “Esse é um projeto social, pois é voltado para pescadores e marisqueiros em um negócio que pode se pagar”, concluiu. A expectativa é que a fábrica de gelo tenha suas operações iniciadas em março de 2011.

“A fábrica de gelo é o maior desejo da comunidade e com isso tenho certeza que vamos resgatar nossa identidade”, destacou o presidente da Apesca, Lierte Abreu Siquara, acrescentando que a comunidade já colheu bons frutos com as primeiras reuniões e capacitações do projeto. O presidente da Colônia de Pescadores de Caravelas (Z25), Gilson Guedes Caetano, também está otimista com o projeto: “Estamos na expectativa de realizar o nosso sonho de conseguir um fábrica de gelo, que é tão importante para nós e para Caravelas”, enfatizou.

Outros membros da comunidade pesqueira destacaram a importância do projeto, entre eles Linderval Monteiro dos Santos, pescador há 20 anos e que já trouxe do mar barcos com 800 kg de camarão. Ele destacou a importância do armazenamento que a fábrica de gelo vai possibilitar. “A dificuldade que temos é na venda, porque pescado tem e muitas vezes temos que vender por preços muito baixos por não termos onde guardar”, explicou.

Além da fábrica de gelo, outros negócios comunitários também fazem parte do projeto Caravelas Empreendedor, como é o caso do restaurante que já tem previsão de inauguração em novembro. Futuramente, pretende-se criar outros negócios comunitários como um centro de abastecimento de diesel, um rancho e um ponto de venda para produtos da pesca.

Durante a primeira fase do projeto foram realizadas reuniões entre os idealizadores para buscar entender qual era a real demanda da comunidade pesqueira, estudar a viabilidade do negócio e, principalmente, verificar se a comunidade estaria disposta a abraçar o projeto. “Todo o processo de engajamento foi construído para que houvesse um crescimento sustentável conjunto envolvendo os participantes”, explica a consultora de sustentabilidade da Fibria, Licia Cantarella.

Ainda no primeiro momento do projeto Caravelas Empreendedora, houve a capacitação de 710 moradores de Caravelas, Barra e Ponta de Areia, na Oficina de Empreendedorismo, visando estimular a mudança de comportamento e o preparo das pessoas para receberem os empreendimentos idealizados no projeto.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21