banner
publicidade
publicidade

Fertilização In Vitro atrai produtores rurais do Extremo Sul

Fertilização In Vitro atrai produtores rurais do Extremo Sul

Seminário aconteceu nesta segunda-feira, 9 de maio, em Teixeira de Freitas

Hoje às 10:30 – Por: Fernanda Barros

Teixeira de Freitas – Produtor rural há mais de 20 anos, Evandro Galvão Sampaio tem uma pequena propriedade no município de Vereda e produz cerca de sete litros de leite por dia. Ele já até ouviu falar da técnica de Fertilização In Vitro (FIV), mas nunca conseguiu implantar em sua fazenda. Pensando em mudar esse fato ele foi um dos fazendeiros que participou do seminário sobre o tema, nesta segunda-feira, 9 de maio, no Hotel Jacarandá, em Teixeira de Freitas.

“Conheço os benefícios da FIV mas nunca tive a oportunidade de saber os critérios e o passo a passo para implantar, sempre achei muito caro e arriscado. Com o evento vi uma chance de entender melhor o tema e poder aumentar a experiência e a produtividade na fazenda”, disse.

O Seminário Fertilização In Vitro faz parte do Programa de Leite e Derivados do Sebrae e apresentou aos presentes como funciona o processo, com subsídio de até 70% pela instituição. O evento detalhou ainda as vantagens da técnica que visa melhorar o rebanho regional leiteiro e os critérios estabelecidos pelo programa para participação, como alimentação para os animais, sanidade resolvida, manejo adequado, entre outros. Toda a explanação foi feita pelo médico veterinário e zootecnista Mauro Pereira Figueiredo.

Para o gerente regional, Alex Brit, o evento foi um importante passo para o fortalecimento do setor. “Além do baixo custo e do ganho individual para o produtor com o programa, o resultado a longo prazo será positivo para toda a região, já que o objetivo é aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite”, frisou.

Na oportunidade, o fiscal estadual da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Roberto Carlos Oliveira, destacou a importância de está regularizado junto aos órgãos competentes, e explicou o check list para obter o registro e a renovação anual de estabelecimento.

O produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves já conhece bem a técnica da Fertilização In Vitro, foi um dos participantes do programa no ano passado, e em busca de mais resultados positivos voltou a participar do evento. “Não tem como ficar de fora é uma oportunidade incrível, no ano passado dos dez animais gerados que tínhamos como meta, alcancei 17, significa que a técnica funciona e o resultado é muito bom”, concluiu.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21