banner
publicidade
publicidade

Festival gastronômico movimenta economia de Teixeira de Freitas

Festival gastronômico movimenta economia de Teixeira de Freitas

Com o tema Riquezas da Terra, 32 estabelecimentos disputam o melhor prato até o dia 21 de setembro

 

Há quatro anos, a empresária Rejane Akiko Kishi comanda o restaurante de comida japonesa Minato, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. Buscando a integração do setor gastronômico do município, ela está participando segunda vez do Festival Sabores de Teixeira. “Com a união dos empresários do ramo em função do evento, nós trocamos experiências, ideias e discutimos estratégias de crescimento”, contou.

O lançamento da 2ª edição do festival aconteceu na noite desta quarta-feira, 10, na Praça Hilton Chicom, e contou com a presença dos empresários, representantes de instituições e associações locais, autoridades políticas e do chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, que preparou uma receita de dandá de camarão e uma salada de frutas ao vivo.

Com o tema Riquezas da Terra, até o próximo dia 21, os 32 estabelecimentos inscritos disputam o melhor prato elaborado a partir de ingredientes produzidos na região, nas categorias: prato principal, lanche, petisco e sobremesa. A avaliação será feita por chefs do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela opinião pública.

 

Durante o evento, os representantes dos estabelecimentos inscritos no festival poderão participar de workshops na Cozinha Show, na Praça Hiltom Chicom. Todos os dias, a partir das 18h30, um chef vai apresentar uma receita ao vivo para 30 pessoas. As inscrições para a Cozinha Show podem ser feitas gratuitamente no Sebrae do município, pelo telefone (73) 3291-4333.

 

Aos sábados, a atração será no Mercado Gourmet, onde os chefs Maíra Pinto e Don Fabrizio, profissionais renomados na região do Extremo Sul, estarão preparando pratos no Mercado Central a partir dos produtos encontrados no local. A apresentação será aberta ao público.

Em 2013, o festival contou com 26 estabelecimentos participantes, 5 mil pratos vendidos em 11 dias, 32 empregos diretos e um movimento a mais de 15% no ramo de hospedagem. Este ano, a meta é superar os resultados, como explica o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito. “Em 2014, com mais participantes, vamos atrair mais visitantes para o evento, e gerar mais demandas para que outros setores da economia também se beneficiem. Vamos valorizar ainda mais a nossa culinária local”, explicou.

 

Com objetivo de fomentar a economia local, o Festival Sabores de Teixeira é realizado pelo Sebrae e prefeitura municipal. “O festival vem para aquecer as vendas do setor e motivar a curiosidade das pessoas para conhecerem novos sabores, e com isso gerar empregos, aumentar a taxa de ocupação hoteleira e estimular o turismo local”, detalhou o prefeito João Bosco.

 

Capacitações

 

Além de fomentar o aumento de vendas, o festival também tem a finalidade de preparar os empresários para um mercado mais competitivo. Os proprietários e funcionários dos estabelecimentos inscritos participaram de capacitações técnicas, como serviço de drinks e elaboração de pratos, oferecidas pelo Senac, e ainda de cursos de gestão e empresariais, ofertados pelo Sebrae, a exemplo do Gestão Financeira Na Medida e Atendimento ao Cliente.

 

Para a proprietária do restaurante Abade Grill, seis meses, Mônica Oliveira Abade, participar do evento é uma excelente oportunidade de crescimento no mercado. “Aprendemos muito sobre nosso ramo e temos a chance de buscar caminhos bem planejados para o sucesso no comércio”, concluiu.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21