banner
publicidade
publicidade

Fibria apoia encontro de agricultores em Alcobaça

Fibria apoia encontro de agricultores em Alcobaça

Evento foi realizado em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de Alcobaça e apresentou projeto que visa aprimorar o cultivo de mandioca

 

Agricultores do município de Alcobaça (BA) estiveram reunidos, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, para conhecer o projeto que vai disseminar novas tecnologias no cultivo de mandioca na região. Eles participaram do 1º Encontro dos Agricultores de Alcobaça com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O evento foi organizado pela Fibria, Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Alcobaça e Embrapa, no distrito de São José.

 

Durante o encontro, os participantes conheceram o Projeto Reniva (Rede de Multiplicação de Material Propagativo de Mandioca), que pretende difundir, entre os agricultores do Extremo Sul da Bahia, novas tecnologias aplicadas a essa cultura. Para isso, a Fibria vai firmar parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para instalação de uma Unidade de Aprendizagem (UA) do Reniva.

 

O objetivo é multiplicar a propagação de variedades de mandioca que sejam mais resistentes à seca, pragas e doenças, e que apresentem melhor desempenho em termos de produtividade. “O cultivo de mandioca é bastante representativo entre os agricultores do Extremo Sul baiano e o Reniva contribuirá para fortalecer a atividade”, observou Giordano Automare, coordenador de Sustentabilidade da Fibria. Ele acrescentou que a Unidade de Aprendizagem a ser instalada no IFBA será a primeira do Reniva no sul da Bahia.

 

Narcisio Luiz Loss, consultor de Sustentabilidade da Fibria, destacou que a parceria entre a Embrapa, Fibria e Prefeitura proporciona aos agricultores o conhecimento de práticas para o dia a dia nas propriedades, aproximando o homem do campo das novas tecnologias e promovendo a troca de experiências. Além de conhecerem o Reniva, os participantes do encontro tiveram palestras sobre temas relacionados ao cultivo, processamento e utilização da mandioca para consumo animal e humano.

 

Agricultores das 21 associações de produtores apoiadas pela Fibria por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) participaram do encontro, além de representantes de sindicatos e assentamentos rurais. Por meio do PDRT, a Fibria busca fortalecer as cadeias produtivas locais, principalmente a agricultura familiar e a criação de pequenos animais. As comunidades participantes recebem assistência técnica com foco no estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e baixo impacto ambiental, apoio nos insumos básicos para produção (adubação, preparo de solo, sementes, mudas), orientação contínua na gestão das associações locais e nos processos de comercialização.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21