banner
publicidade
publicidade

Fibria apoia participação de produtores e técnicos agrícolas no IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais

Fibria apoia participação de produtores e técnicos agrícolas no IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais

Agricultores de Conceição da Barra, São Mateus e Caravelas estiveram presentes ao evento, realizado em Ilhéus (BA)

A Fibria apoiou, em outubro, a viagem dos agricultores dos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, para o IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais que aconteceu em outubro no município de Ilhéus (BA).

Neste ano, o Congresso teve como principal objetivo a divulgação das experiências dos agricultores e as pesquisas realizadas por diversas instituições governamentais e não-governamentais do Brasil, no que diz respeito a sistemas agroflorestais. Participaram do evento agricultores, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.

Um dos organizadores do Congresso foi o Instituto Cabruca, parceiro da Fibria no Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), cuja missão é fortalecer as associações comunitárias.

Segundo relato dos agricultores, essa ação promovida pela Fibria foi de suma importância para o grupo, pois eles aprenderam novas tecnologias agrícolas. Além disso, tiveram a oportunidade de ver na prática o que o programa está buscando, como a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores envolvidos.

Participaram do Congresso produtores das comunidades de Roda D’água, Coxi e São Domingos (Conceição da Barra/ES), São Geraldo (São Mateus/ES), Juerana e Volta Miúda (Caravelas/BA).

A estratégia do PDRT é fortalecer as cadeias produtivas locais, principalmente a agricultura familiar e a criação de pequenos animais. As comunidades participantes recebem assistência técnica com foco no estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e baixo impacto ambiental, apoio nos insumos básicos para produção (adubação, preparo de solo, sementes, mudas), orientação contínua na gestão das associações locais e nos processos de comercialização.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém 18.900 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros (dados de dez/2012).

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21