banner
publicidade
publicidade

Fibria apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2010

Já está disponível o Relatório de Sustentabilidade 2010 da Fibria (www.fibria.com.br/rs2010), documento que reúne os resultados de desempenho econômico-financeiro, governança e responsabilidade socioambiental da empresa no último ano. A publicação é fruto do envolvimento de mais de cem profissionais, em cinco meses de trabalho. “O Relatório é, sem dúvida, o mais importante instrumento de comunicação de nossa empresa. É nele que confirmamos o nosso compromisso com a transparência, com as melhores práticas em governança e com uma relação próxima e aberta com as comunidades em que estamos inseridos. É nele também que prestamos conta do valor da nossa empresa para uma sociedade sustentável”, afirma Carlos Aguiar, presidente da Fibria.

Novidades

Pela primeira vez, o Relatório de Sustentabilidade da Fibria traz um ano de informações de uma empresa integrada. O Relatório de 2009 referiu-se também a dados anteriores à formação da Fibria, concretizada em setembro daquele ano. Este ano, além de detalhar o contexto da sustentabilidade para o negócio da Fibria, são descritos e analisados os objetivos e metas de sustentabilidade da companhia. A publicação de 2010 mostra que a maior parte das metas estabelecidas para o ano foram atingidas, mas também aponta aspectos que precisam ser melhorados.

O Relatório de Sustentabilidade 2010 da Fibria segue as diretrizes para elaboração de relatórios da Global Reporting Initiative (GRI G3) e atingiu 37 dos 49 indicadores essenciais de desempenho estabelecidos pela GRI, o que confere nível de aplicação B+. A classificação indica que a empresa está relatando mais e melhor as informações, de acordo com a recomendação da GRI.

O Relatório passou pela verificação independente do Bureau Veritas Certification, que avaliou a adequação das informações da publicação aos princípios de materialidade, inclusão de partes interessadas, contexto da sustentabilidade, abrangência, equilíbrio, comparabilidade, exatidão, periodicidade, clareza e confiabilidade. O documento também contou com a leitura crítica de dois analistas externos: o professor especialista em governança corporativa José Paschoal Rossetti, pesquisador da Fundação Dom Cabral, e o especialista em sustentabilidade Aron Cramer, presidente da consultoria norte-americana Business for Social Responsibility (BSR).

Envolvimento das partes interessadas

Todo o conteúdo apresentado no Relatório considera as dez principais questões apontadas na Matriz de Materialidade da Fibria. Elaborada para o Relatório de 2009, a Matriz é uma escala de assuntos prioritários para a empresa, definida a partir da visão de 85 representantes de partes interessadas internas e externas.

Os depoimentos de nove representantes de comunidades vizinhas às operações da Fibria estão disponíveis no Relatório de Sustentabilidade 2010, e mostra como a empresa é avaliada pela população nas localidades em que está inserida. Consultores especializados entrevistaram os participantes em relação aos dez pontos de maior destaque na Matriz de Materialidade da Fibria.

Diferentes versões

O Relatório de 2010 circula em seis versões diferentes – duas edições navegáveis, em português e inglês, e quatro edições em PDF (completa e condensada, também em dois idiomas) –, todas disponíveis em www.fibria.com.br/rs2010.

No site do Relatório, um programa de geração de PDF possibilitará, em breve, que os interessados baixem o documento em formato personalizado, com conteúdos selecionados. No mesmo endereço, também é possível baixar as demonstrações financeiras da Fibria em 2010. A edição condensada do Relatório foi impressa e distribuída para os públicos interno e externo da empresa.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21