banner
publicidade
publicidade

Fibria divulga Relatório 2016 apresentando sua estratégia de gerar e compartilhar valor

Fibria divulga Relatório 2016 apresentando sua estratégia de gerar e compartilhar valor

 

Versão online segue conceito multimídia e inclui vídeos, infográficos e central de indicadores com os principais números e dados sobre a companhia

 

São Paulo, 22 de maio de 2017 – Um novo horizonte para todos é o tema do Relatório 2016 da Fibria, empresa brasileira de base florestal, líder mundial na produção de celulose de eucalipto. O Relatório Fibria 2016 narra as práticas, os resultados e os desafios da companhia ao longo do ano passado e de que maneira as suas atividades impactaram o mercado em que atua e o relacionamento com os seus stakeholders.

“A Fibria sempre se posicionou como uma empresa dedicada a gerar valor econômico, social e ambiental a partir da floresta plantada. Do ponto de vista econômico, lideramos a produção mundial de celulose de eucalipto. Na dimensão ambiental, somos parte da solução para as adversidades causadas pelas mudanças do clima. E na área social, realizamos projetos em parceria com as comunidades e mantemos diálogo permanente nos municípios onde operamos”, afirma José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria.

“Queremos fazer a diferença estabelecendo os melhores padrões em nossas florestas plantadas, conservando e restaurando as matas nativas, bem como buscando a maior eficiência nas nossas operações industriais e de logística. Tudo isso, porém, sem descuidar dos nossos compromissos com o diálogo e a criação de valor para nossos públicos”, diz Marcelo Castelli, presidente e CEO da Fibria.

No Relatório Fibria 2016, a empresa privilegia o formato online para facilitar o acesso às informações, permitir maior interatividade e conferir clareza e profundidade ao conteúdo completo. No website (www.fibria.com.br/r2016), um infográfico interativo mostra a cadeia de valor da Fibria e traz alguns dos desafios socioambientais vividos pelo negócio.

Vídeos apoiam a narrativa apresentando o projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa em Três Lagoas (MS), e também as entrevistas com o presidente do Conselho de Administração, José Luciano Penido, (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente-do-conselho-de-administracao.html) e com o CEO e presidente da Fibria, Marcelo Castelli (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/entrevista-com-o-presidente.html)

“Ampliamos ainda mais os formatos multimídia, que permitem amplo acesso e interatividade com os diversos públicos que queremos atingir”, aponta Geraldo Magella, gerente de Comunicação Corporativa da Fibria.

A Fibria desenvolveu também uma Central de Indicadores (http://www.fibria.com.br/r2016/indicadores/pt/) para o público com perfil técnico e especialista, focado em dados e números da companhia. Trata-se de um abrangente painel que mostra o desempenho da empresa e utiliza gráficos interativos que permitem a mudança de formato e o recorte das informações. Também é permitido o download nos formatos pdf e csv, e o compartilhamento das informações nas mídias sociais.

Além do formato digital, há uma versão resumida impressa e dois pôsteres com infográficos: um para o público geral e outro para parceiros de negócios. O relatório segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do International Integrated Reporting Council (IIRC), e usa como referencial os Sustainable Development Goals (SDG).

 

Destaques 2016

Expansão da unidade de Três Lagoas (MS)

O Projeto Horizonte 2, que constrói a segunda linha de produção de celulose da empresa no Mato Grosso do Sul e é um dos maiores investimentos privados do Brasil, da ordem de R$ 7,5 bilhões, tem como pano de fundo as conquistas e os dilemas socioambientais de uma obra desse porte.

Para enfrentar esse desafio de se construir um novo horizonte para todos, a Fibria se valeu da sua habilidade para o diálogo aberto e transparente. Dessas conversas, surgiram vários projetos multissetoriais, envolvendo a companhia, outras empresas, associações, ONGs, academia e as diferentes esferas de governo.

Um vídeo sobre o projeto Horizonte 2 está disponível no website do Relatório Fibria 2016, no link (http://www.fibria.com.br/r2016/pt/projeto-horizonte-2.html).

 

Nova Meta de Longo Prazo

Com o objetivo de garantir a implementação da estratégia e da sustentabilidade do negócio, a Fibria estabeleceu Metas de Longo Prazo que direcionam a atuação da empresa até 2025. Em 2016, a Fibria estabeleceu uma nova Meta, com foco em água, que se desdobra nas frentes:

  • Floresta: realizar a gestão hídrica em microbacias nas florestas da Fibria e disseminar conhecimento técnico sobre o tema para os nossos vizinhos em bacias críticas.
  • Viveiros: reduzir 17% do consumo específico de captação de água por muda produzida.
  • Indústria: reduzir 17% do consumo de captação de água por tonelada de celulose produzida.

Investimento social

O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) tem ajudado a Fibria a levar valor e fortalecer vínculos nas comunidades rurais onde está inserida. O programa capacita agricultores familiares para a produção de culturas variadas e a criação de pequenos animais. A iniciativa contribui atualmente para o incremento da renda de mais de 5 mil famílias. O crescimento da renda desde o início do programa é da ordem de 4 a 5 salários mínimos por família.

O Relatório Fibria 2016, seus vídeos e infográficos estão disponíveis em: www.fibria.com.br/r2016

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além  de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21