banner
publicidade
publicidade

Fibria: Fábrica de gelo beneficia comunidade pesqueira de Caravelas

Fábrica de gelo beneficia comunidade pesqueira de Caravelas

 

Construído com o apoio da Fibria, o empreendimento foi inaugurado nesta quinta-feira (30) e atenderá mais de 1.800 famílias de Ponta de Areia, no sul da Bahia 

 

A fábrica de gelo inaugurada nesta quinta-feira (30) na comunidade de Ponta de Areia, em Caravelas (BA), marca o início de uma nova etapa para as atividades da comunidade pesqueira local. O empreendimento foi construído num processo de engajamento da Fibria com a Colônia Z25, Associação dos Pescadores de Rede, Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (Apesca), a Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas (Ampac) e a Prefeitura de Caravelas.

 

Trata-se de um diferencial importante para pescadores e marisqueiras da região, que até então tinham que se deslocar até a cidade vizinha de Alcobaça para comprar gelo, insumo fundamental à conservação do pescado. Com uma  fábrica de gelo na própria comunidade, os pescadores e marisqueiras terão como resultado a redução do custo de produção, segundo observa o consultor interno de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss.

 

A inauguração da fábrica reuniu em Ponta de Areia, na manhã de quinta-feira, representantes da comunidade pesqueira, da Fibria e da Prefeitura de Caravelas. O prefeito Jadson Silva Ruas destacou que o empreendimento é fruto de um trabalho que vem sendo realizado durante anos e é um investimento muito importante para a comunidade. “É um orgulho saber que Caravelas tem a maior fábrica de gelo do sul da Bahia”, enfatiza o prefeito.

 

A fábrica de gelo será gerenciada pela Cooperativa das Marisqueiras e Pescadores de Caravelas (Coompescar), criada com esta finalidade. Hélio Borges, presidente da Compescar, afirma que o empreendimento é apenas o início de um grande trabalho que visa fortalecer a atividade de pesca na região. Com capacidade para produzir 14.000 toneladas de gelo por dia, a fábrica atenderá a demanda de cerca de 1.800 famílias de Ponta de Areia, que têm a pesca como atividade principal.

 

A participação da Fibria nesta ação faz parte de um processo de engajamento no município de Caravelas, que visa fortalecer as associações ligadas à atividade pesqueira na região, além de disseminar o empreendedorismo a partir da estruturação da cadeia do pescado.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.

 

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21