banner
publicidade
publicidade

Fibria forma 20 jovens aprendizes do sul da Bahia em Operação de Máquina Florestal

Fibria forma 20 jovens aprendizes do sul da Bahia em Operação de Máquina Florestal

Eles concluíram o curso após cerca de 15 meses de treinamento teórico e prático, em parceria com o Senai

Jovens de comunidades vizinhas às atividades de colheita florestal da Fibria no sul da Bahia concluíram recentemente uma capacitação que fará grande diferença para seu futuro. Eles participaram de uma qualificação voltada para o mercado de trabalho no setor florestal, segmento representativo na economia da região. O curso envolveu 20 jovens com idade entre 18 e 23 anos, que se formaram no início de agosto pelo programa, oferecido por meio de parceria entre a Fibria e o Senai-BA.

Os jovens participaram, durante cerca de 15 meses, de aulas teóricas no Senai de Teixeira de Freitas, onde tiveram noções de elétrica, hidráulica, mecânica diesel, trabalho em equipe, segurança do trabalho, meio ambiente, tecnologia embarcada, dentre outros assuntos. Depois, participaram de atividades práticas (operação de harvester e forwarder em campo) nas frentes de colheita da empresa, no sul da Bahia.

Ao iniciar o programa, os participantes foram contratados pela Fibria conforme a Lei do Aprendiz, recebendo salário e benefícios como seguro de vida em grupo, plano de saúde, alimentação e transporte.

A capacitação foi focada na operação de dois modelos de máquinas usadas nas atividades florestais: oHarvester, que colhe e processa a árvore em troncos de acordo com as especificações da fábrica, e oForwarder, que empilha a madeira colhida e a deixa em local adequado para ser transportada.

“Este curso é uma excelente oportunidade para os jovens e abre novas oportunidades para as comunidades locais e também para as empresas que atuam na região”, diz a coordenadora de Desenvolvimento Operacional da Fibria, Ana Paula Pulito Silva.

O processo de aprendizagem incluiu acompanhamento, avaliação de desempenho e feedbacks constantes visando o desenvolvimento dos aprendizes. Cada equipe contou com um técnico para treinar, dar apoio e conduzir as atividades de campo. Os aprendizes também receberam orientação sobre cidadania, meio ambiente, trabalho em equipe, segurança, noções de mecânica, planejamento operacional e outros temas.

Essa é a terceira edição do Programa de Aprendizes na Bahia. A formação é uma oportunidade de crescimento profissional para esses jovens. Da outras turmas, 19 jovens foram contratados pela Fibria como operadores trainees na empresa. O programa tem duração de um ano e meio, e tem como objetivo aprimorar o desempenho na operação das máquinas para que os participantes estejam preparados para ocupar futuramente vagas de operador de colheita.

 

Nesta última edição, integraram a turma jovens das comunidades rurais de São José de Alcobaça, Novo Destino, São Benedito, Juerana, Canta Galo, Pedra d’água, Canabrava, Caxambá e São Bernardo.

 

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países. Em maio de 2015, a Fibria iniciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br<http://www.fibria.com.br

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21