banner
publicidade
publicidade

Fibria implanta 6,5 mil hectares de áreas protegidas na Bahia

Fibria implanta 6,5 mil hectares de áreas protegidas na Bahia

Atividades de restauração ambiental trazem benefícios para o meio ambiente e ainda contribuem para a geração de emprego e renda

Uma iniciativa desenvolvida pela Fibria vem contribuindo para ampliar a cobertura florestal nos estados em que atua, entre eles a Bahia. A empresa desenvolve, desde 2010, um dos maiores programas de Restauração Ambiental conduzidos pelo setor privado no Brasil. A meta da empresa é alcançar o patamar de 40 mil hectares implantados até 2025.

Nos últimos sete anos, foi realizada a implantação de mais de 20 mil hectares de áreas de restauração no país, sendo 6,5 mil hectares somente na Bahia. Nesse estado, foram contemplados os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

O Programa de Restauração Ambiental em terras baianas consiste principalmente na utilização de técnicas como plantio de mudas de espécies nativas, condução da regeneração natural e isolamento.

A Fibria mantém parcerias com universidades, agências governamentais (BNDES), clientes e ONGs, como a The Nature Conservancy (TNC), buscando sempre o aperfeiçoamento dos métodos de restauração e alternativas para otimização dos recursos.

Resultados

Para o gerente de Meio Ambiente Florestal da Fibria, João Augusti, os bons resultados mostram o compromisso da empresa com a conservação da Mata Atlântica e do Cerrado. “Conseguimos superar a meta de restauração em 2016, com 2.808 hectares implantados em 49 municípios de cinco estados brasileiros. Além disso, o programa é um laboratório a céu aberto em função das diferentes metodologias adotadas e ambientes trabalhados”, afirmou.

A restauração traz inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos. Dentre os serviços ambientais destaca-se o controle da erosão, o controle da proliferação de pragas e doenças, a regulação da disponibilidade de água e do microclima regional, a melhoria da qualidade do ar, ganhos de biodiversidade e outros benefícios para a sociedade.

A restauração também contribui com a geração de renda e oportunidades. São cerca de 500 empregos diretos e indiretos relacionados às atividades desenvolvidas no programa da empresa, o que inclui trabalho de campo, escritório, viveiros de mudas nativas e outros fornecedores. O trabalho também ajuda a fortalecer a economia regional, por meio da aquisição de mudas e insumos (adubo, herbicida, equipamentos e outros), capacitação de prestadores de serviços e equipes de monitoramento.

“A Fibria vem aperfeiçoando essa cadeia produtiva para, junto aos desafios dos governos e proprietários rurais, atender aos desafios do atendimento do novo Código Florestal e da meta da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), que prevê medidas como a redução das emissões dos gases de efeito estufa e o sequestro e estoque de carbono”, complementa João Augusti.

 

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21