banner
publicidade
publicidade

Fibria restaura Estação Ferroviária de Helvécia

Fibria restaura Estação Ferroviária de Helvécia

A obra foi realizada em parceria com a Prefeitura de Nova Viçosa e foi entregue à comunidade de Helvécia nesta quarta-feira (30)

A Fibria e a Prefeitura de Nova Viçosa entregaram à comunidade de Helvécia nesta quarta-feira (30/10) a obra de restauração do prédio da Estação Ferroviária da cidade. Iniciada em março deste ano, a obra foi concluída em setembro e sua execução gerou aproximadamente 20 empregos diretos na comunidade.

A Fibria investiu R$ 1,3 milhão nesta ação, incluindo projeto e execução. Desenvolvido pela Escola da Cidade, tradicional faculdade de arquitetura de São Paulo, o projeto contribui para a revitalização do núcleo urbano de Helvécia.

O projeto de restauração da Estação Ferroviária buscou resgatar e preservar a arquitetura externa do prédio, que foi inaugurado em 1897. Foram recuperadas todas as telhas, importadas de Marselha, na França: elas foram retiradas, limpas e pintadas na cor original.

As fachadas do prédio também foram lixadas e revestidas com uma mistura de cal, óleo de linhaça e corante amarelo, com o objetivo de se chegar a um resultado semelhante ao da época da construção, quando foram utilizados óleo de baleia, areia e conchas.

Na parte interna do prédio da Estação Ferroviária, onde já funciona um posto dos Correios, os arquitetos inseriram espaço para comercialização de produtos artesanais fabricados na região, um mezanino para exposição de artes, no segundo piso, e uma sala administrativa, no terceiro piso.

A reforma do prédio histórico privilegiou a acessibilidade, inclusive com banheiros adaptados para cadeirantes. A Estação Ferroviária está desativada há bastante tempo e o prédio restaurado será entregue à Prefeitura de Nova Viçosa.

“A iniciativa da Fibria faz parte do processo de engajamento com as comunidades onde está inserida e da estratégia de contribuir para o desenvolvimento das localidades onde desenvolve suas atividades”, destacou Narcisio Luiz Loss, consultor interno de sustentabilidade da empresa.

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém 18.900 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros (dados de dez/2012).



Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21