banner
publicidade
publicidade

Fiscalização do Trabalho no setor de Marmoraria será tema de audiência pública em Eunápolis

Fiscalização do Trabalho no setor de Marmoraria será tema de audiência pública em Eunápolis

 

Segurança e saúde do trabalho serão temas em debate

Salvador, 02/05/2016 – Na quinta-feira (04), das 08h00 às 12h00, a Gerência do Trabalho e Emprego em Eunápolis realizará, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, audiência pública para debater sobre condições de trabalho no setor de Marmoraria. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Eunápolis e contará com a presença das empresas que atuam no ramo de corte e execução de serviços em pedras ornamentais, como mármore e granito; sindicatos; trabalhadores e profissionais da área de segurança no trabalho.

 

Durante a audiência, auditores fiscais do trabalho apresentarão diversas situações encontradas nas ações fiscais realizadas em algumas empresas do setor, onde foram verificadas irregularidades que colocam em risco a vida dos trabalhadores. Na oportunidade, serão apresentadas também dispositivos legais que as empresas devem observar para oferecer aos empregados condições adequadas de trabalho.

 

Segundo Rafael Lopes de Castro, Auditor-Fiscal do Trabalho que representará o Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS no encontro, o principal risco da atividade econômica, quando feita sem atender às normas de segurança e saúde peculiares ao setor, é a inalação de poeira mineral contendo sílica livre cristalizada. Trata-se de risco químico que pode ocasionar doenças, como a silicose, também conhecida como “pulmão de pedra”; o câncer e outras doenças pulmonares, como a bronquite e a tuberculose. O Auditor alerta que a silicose é fatal e não possui cura, podendo apenas ser prevenida por métodos de segurança e higiene ocupacional.

 

“A discussão desse tema é de extrema importância, pois o setor é composto, majoritariamente, por micro e pequenas empresas carecedoras de informação e orientação sobre as técnicas de segurança ocupacional. O objetivo é tratar o mercado de forma homogênea, evitando que apenas alguns sejam fiscalizados”, ressaltou Rafael Lopes.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21