banner
publicidade
publicidade

FLORADA DO EUCALIPTO FAVORECE PROJETO DE APICULTURA DA SUZANO PAPEL E CELULOSE

FLORADA DO EUCALIPTO FAVORECE PROJETO DE APICULTURA

DA SUZANO PAPEL E CELULOSE

 

Entre março e abril, florada incrementou produção de mel, garantindo renda complementar a apicultores de comunidades no extremo sul da Bahia

 

 

Mucuri, 18 de maio de 2015 – Os apicultores de nove comunidades vizinhas aos plantios da Suzano Papel e Celulose nos municípios de Caravelas, Alcobaça e Mucuri, no extremo sul da Bahia, estão comemorando a florada do eucalipto. Eles integram o projeto Apicultura Sustentável, desenvolvido pela Suzano com o objetivo de complementar a renda de famílias que viviam da extração ilegal de madeira para produção de carvão.

 

Implementado em 2011 com apoio da Suzano e acompanhamento técnico também fornecido pela empresa, os apicultores vêm aprendendo que, a partir do eucalipto, pode-se aproveitar tudo, inclusive a florada. Por meio de uma parceria com a cooperativa Ecomel Natureza Pura, a Suzano ofereceu às famílias a possibilidade de se tornarem apicultores, aprendendo uma nova profissão, e gerarem renda a partir da atividade.

 

 

Jailson Araújo é consultor do Projeto.

 

As cerca de 93 famílias participantes do projeto aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, além do beneficiamento da produção de mel e pólen. “Trabalhamos na produção de rainhas, melhoramento de enxames, limpeza e montagem do apiário, e produção do mel. Ensinamos do zero até o grau máximo de conhecimento sobre apicultura”, explica Jailson Araújo, técnico da Ecomel Natureza Pura e consultor do projeto.

 

Na mais recente safra de 2015, resultado das floradas de dezembro a abril, foram produzidas 30 toneladas de mel e 4 toneladas de pólen, produtos que saem da floresta com a venda garantida. Com a atividade, cada família obtém uma renda extra de R$ 600 por mês, em média, conforme o tempo de dedicação ao trabalho. “Há produtores que chegam a alcançar duas toneladas de mel e uma tonelada de pólen. É um valor expressivo que ajuda durante todo o ano e várias famílias já vivem apenas da apicultura”, acrescenta Araújo.

 

Galego trabalha em família e obtém renda extra com a produção de mel.

 

Um dos produtores da comunidade de Nova Brasília, em Mucuri, Eronildo da Silva, conhecido como Galego, diariamente visita os apiários e está muito satisfeito com os resultados que vem colhendo. “Quando começamos no projeto, recebemos caixas, enxames, material de segurança, macacão, fumegador e tudo que foi necessário. Eu e minha esposa trabalhamos todos os dias e, quanto mais produzimos, mais a gente ganha.”

 

Para Mariana Helena Andreatta, coordenadora da área Socioambiental da Suzano em Mucuri, desde a implantação do projeto, as famílias estão sendo acompanhadas e os resultados comprovam seu sucesso. “Foi feito um mapeamento dos apiários e disponibilizamos a formação técnica. A Suzano oferece o que é necessário para que o projeto se concretize. Essas famílias estão aprendendo uma nova atividade e complementando sua renda.”

 

O projeto Apicultura Sustentável é realizado nas comunidades de Volta Miúda, Rancho Queimado, Juerana, Km 60 e Cravilina, no município de Caravelas; Igrejinha e Pau da Garrafa, em Alcobaça; e Cruzelândia e Nova Brasília, em Mucuri.

 

Nesta semana, a Suzano Papel e Celulose disponibilizou um novo vídeo sobre como o projeto é conduzido em Nova Brasília (Mucuri) na página da empresa no Facebook. O vídeo também pode ser acessado no link: https://youtu.be/EqAVyBnh_aY

 

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há mais de 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21