banner
publicidade
publicidade

FORTALECIDO, JAQUES WAGNER INDICA NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA

 


O ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, está cada vez mais forte no Palácio do Planalto e indicou o procurador baiano Wellington César para o cargo de Ministro da Justiça no lugar de José Eduardo Cardozo, que assumirá a Advocacia-Geral da União no lugar de Luís Inácio Adams.

 

Wellington César foi chamado esta tarde ao Palácio do Planalto para oficialização do convite e a confirmação das trocas será ainda nesta segunda-feira. César foi escolhido pelo governador Jaques Wagner para chefiar o Ministério Público da Bahia e a partir daí tronou-se muito ligado ao ex-governador.
Segundo se especula, a estratégia de Wagner seria colocar no Ministrério da Justiça alguém ligado ao Ministério Público, que é a corte que faz os indiciamentos, mas a nomeação de alguém tão ligado ao MP tem sérias restrições junto aos delegados da Polícia Federal, segunda informa a colunista Vera Magalhães, colunista da Veja.
Segundo a Folha de São Paulo pesou na decisão da petista o bom trânsito de Wellington César junto a ministros do STF (Superior Tribunal Federal) e o fato dele ser um nome de fora do meio político, o que o tornaria menos suscetível a pressões para segurar as investigações da Operação Lava Jato.
Ao mesmo tempo, a nomeação de um aliado político de Wagner também teve como objetivo acalmar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha acusando nos bastidores Cardozo de não controlar a Polícia Federal.

 

Nascido em Salvador, Wellington César tem 44 anos e ingressou no MP em 1991. Atuou nas comarcas de Itagimirim, Tucano e Feira de Santana. Em 1995, foi promovido para Salvador onde atuou na Promotoria de Justiça de Assistência e como assessor especial do procurador-geral de Justiça.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21