banner
publicidade
publicidade

Geógrafo avalia que Chapada Diamantina só se recuperará ‘daqui a 15 anos’

Geógrafo avalia que Chapada Diamantina só se recuperará ‘daqui a 15 anos’

Geógrafo avalia que Chapada Diamantina só se recuperará 'daqui a 15 anos'

Foto: Dimitri Argolo Cerqueira/Divulgação

Mesmo com as recentes chuvas que caíram na região da Chapada Diamantina na última semana (29), o estrago feito pelo fogo ainda está longe de acabar. Segundo o geógrafo Rogério Mucugê, coordenador de projetos da ONG Conservação Internacional na região, onde reside desde a década de 1990, a Chapada deve demorar mais uma década para se recompor.

“Se não passar fogo por ali (de novo), em 15 anos é que algumas áreas começarão a se recuperar”, disse ele à BBC Brasil. Equipes do governo estadual permanecem realizando levantamentos para avaliar a restauração florestal. Estima-se que pelo menos 30 mil hectares já tenham sido destruídos pelo fogo na região.

De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), apenas na Serra do Lacrau, em Ibicoara, foram 3.765 hectares queimados. Em Lençóis foram cerca de 5 mil hectares devastados, conforme avaliação da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis. O Ministério Público Federal (MPF) já solicitou uma investigação da Polícia Federal.

O MPF informou que a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sema) indicaram que existem sinais de que as queimadas foram provocadas por pessoas de forma intencional.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21