banner
publicidade
publicidade

Gestores mobilizam professores universitários do extremo sul para o Desafio Sebrae 2012

As inscrições para o Desafio Sebrae 2011 começam só no próximo dia 11 de abril, mas os gestores dos Pontos de Atendimento Empresarial do Sebrae no extremo sul já estão mobilizando professores universitários para motivar seus alunos a participar do jogo. Na última quinta-feira, dia 22, o gestor Robson Araújo se reuniu com representantes da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e do Instituto Federal da Bahia (IFBA), de Porto Seguro, além de parceiros locais, como  a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e ACPS Banco do Brasil, para apresentar o jogo.

Araújo falou da importância do jogo e de como ele prepara o aluno universitário para desenvolver as habilidades como empreendedor na gestão de uma micro ou pequena empresa. “O aluno torna-se mais competititvo para o mercado e troca experiências com outras equipes”, resumiu. Para complementar as informações, no próximo dia 7 de abril, um consultor do Sebrae vai dar uma palestra sobre geomarketing no IFBA, às 19 horas. Estão confirmadas as participações de todas as faculdades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Em Teixeira, a primeira reunião será hoje, dia 26, às 11 horas, com representantes da Faculdade Pitágoras. Na primeira semana de abril serão recebidas outras faculdades da cidade e entorno. Também nesta semana, as faculdades de Eunápolis receberão a visita da analista do Sebrae Claurilda Patez, que vai explicar aos professores o objetivo principal do jogo: disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. Os eventos de lançamento fazem parte da estratégia regional de divulgação do Desafio Sebrae, que mobiliza inicialmente os professores, considerados agentes motivadores.

Final nacional será em Salvador 

O grande diferencial do Desafio Sebrae 2012 é que a final nacional  será em Salvador, em novembro. As inscrições estarão abertas de 11 de abril a 18 de maio e devem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Este ano as equipes podem ter de dois a cinco integrantes e o custo da inscrição é de R$ 50 por equipe.

O Desafio Sebrae 2012 vai simular uma fábrica de sucos e sorvetes com frutas tropicais. A competição é dividida em cinco fases: duas presenciais e três virtuais. As equipes realizam download do jogo e enviam as decisões dentro do prazo estipulado. Os participantes devem mostrar que têm capacidade para desenvolver pequenos e médios negócios.

A intenção é despertar o interesse dos jovens brasileiros do ensino superior para a necessidade de criar um pensamento empreendedor e assim descobrir novos talentos para incrementar o desenvolvimento da economia nacional.

“O estudante inscrito receberá certificado para cada fase do jogo, que é composta de várias rodadas. Os certificados poderão servir como atividades extracurriculares”, destacou Patez .

Para mais informações, o estudante pode ainda entrar em contato com os Pontos de Atendimento do Sebrae no Extremo Sul, em Eunápolis (3281-1782), Porto Seguro (3288-1564) e Teixeira de Freitas (3291-4333). O prefixo é 073.

 

Fique por dentro do Desafio

 Conceito – O Desafio Sebrae é uma capacitação de amplitude internacional, voltada para estudantes do ensino superior, que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual. No jogo, essas empresas são criadas e estruturadas de forma que possam fabricar, distribuir e comercializar seus produtos. Contam pontos as decisões financeiras, de marketing, de produção, de logística, ações de responsabilidade social, entre outros elementos do dia a dia empresarial.

 

Quem pode participar – Estudantes Universitários de todos os cursos: graduação, tecnólogos, presenciais, EAD, IES reconhecida pelo MEC.

 

Metodologia – O Desafio utiliza a metodologia de jogos empresariais, através de um software e um manual exclusivo, onde os estudantes simulam a administração de uma empresa virtual utilizando conhecimentos nas áreas de: Gestão Empresarial, Marketing, Finanças, Produção, Investimentos, Planejamento, Plano de Negócios, Consultoria empresarial, Estratégia, Logística e Recursos Humanos. A competição é promovida em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós- Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, que é a responsável pela execução do jogo.

Benefício para os alunos:

  • Oportunidade de colocar suas ideias empresariais em prática, do seu jeito, e ver o resultado.
  • Desenvolver a visão sistêmica de uma organização e a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.
  • Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe.
  • Possibilitar uma experiência real na gerência de uma empresa virtual, podendo ser incluída no currículo e/ou nas atividades complementares, pois a participação é certificada diretamente no site do Desafio Sebrae.

……………..

Débora Vicentini

Agência de Notícias Sebrae Bahia

(73) 8111-3174


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21