banner
publicidade
publicidade

Governador destaca investimentos e desenvolvimento da economia no oeste baiano

Governador destaca investimentos e
desenvolvimento da economia no oeste baiano

O desempenho do agronegócio no oeste baiano, aliado aos investimentos do Governo do Estado, potencializa o desenvolvimento econômico da região, responsável pelo novo recorde, na Bahia, da safra de grãos, e por atrair a atenção de empresários de várias partes do mundo, especialmente da China e da Coréia do Sul. O assunto é destaque no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (31), quando Jaques Wagner exemplifica a Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola do Norte/Nordeste, que será realizada, esta semana, no município de Luís Eduardo Magalhães.
Wagner lembra que passam pela região oeste os “maiores investimentos em logística dos últimos 50 anos na Bahia”, com recursos dos governos federal e estadual – a Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol) e sua extensão no extremo leste do estado, o Complexo Intermodal Porto Sul, que buscam o equilíbrio entre geração de emprego, desenvolvimento econômico e social, e sustentabilidade ambiental.
“Eu não tenho dúvida de que a ferrovia vai transformar não só o oeste, mas toda a linha por onde passa. Ela corta o nosso estado na horizontal, sai da fronteira com Goiás e Tocantins e vem até o Oceano Atlântico, entre Ilhéus e Itacaré”, explica o governador.
Ele acentua que a ferrovia “por ser moderna”, dará muito mais competitividade aos produtos baianos, que terão um canal de escoamento muito melhor. “Com isso, teremos, sem dúvida nenhuma, um desenvolvimento econômico com mais inclusão social”.
Sobre a sétima edição da Farm Show, que o homenageará este ano, Wagner ressalta a parceria positiva entre os governos estadual e municipal e os empresários da região. Ele diz que aproveitará o evento “para incentivar mais ainda e ampliar esse contato, inclusive com os trabalhadores do setor”, lembrando que o Governo do Estado levou para a região, investidores japoneses, neozelandeses e americanos.
Segundo o governador, a tecnologia que está sendo desenvolvida no oeste, inclusive com vários programas de incentivo do governo estadual, tem feito a produtividade crescer. “A área plantada de algodão, por exemplo, aumentou 51% em relação ao ano anterior. Já a produção teve variação de 62%. Assim como o algodão, a soja, o café, o milho, têm melhorado a produtividade”. A intenção do governador é “verticalizar essa cadeia e trazer para a região as indústrias de transformação, gerando mais emprego e agregando mais valor ao nosso produto”.
Greve nas universidades – Durante o programa, o governador também trata da questão da greve nas universidades estaduais, conclamando os professores a por fim ao movimento. Wagner diz que o governo tem compromisso com a educação como um todo, e relaciona uma série de ações desenvolvida no estado, a exemplo do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e a ampliação de investimentos para o ensino profissionalizante e o ensino superior no âmbito do estado.
De acordo com Wagner, mesmo com a crise econômica de 2009, foi ampliado em 81% o orçamento das quatro universidades. “Agora, na negociação com os professores, oferecemos um reajuste real de 18% para além da inflação. É claro que a melhoria das condições é ao longo de uma caminhada. Eu quero, mais uma vez, chamar os professores no sentido da responsabilidade com os alunos até porque eu tenho a tranqüilidade de dizer que, em quatro anos, nós melhoramos muito as condições de trabalho e de investimentos nas nossas universidades”.
Mobilidade urbana – O assunto também merece a atenção do governador no programa. Ele afirma que o Governo do Estado pretende “escolher o melhor para Salvador”, não apenas voltado à Copa de 2014, “mas um projeto de futuro para 2020 e 2030, que garanta a mobilidade urbana com tranqüilidade para todos aqueles que habitam na capital”.
Wagner informa que as propostas voltadas à mobilidade urbana estão sendo analisadas de forma ágil, “até chegar a uma parceria que atenda a viabilidade do Metrô. Tenho certeza de que, com a maturidade que nós vivemos hoje, chegaremos à melhor opção para o povo e os turistas que aqui chegam”.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21