banner
publicidade
publicidade

Governador Rui Costa visitou 140 escolas de 82 municípios baianos em 2015

Governador Rui Costa visitou 140 escolas de 82 municípios baianos em 2015

 

Sedes e zonas rurais de 82 municípios baianos receberam a visita do governador Rui Costa, em 2015, onde entregou obras concluídas e assinou várias ordens de serviço para novas ações. Um dos grandes destaques das viagens foram as visitas a cerca de 140 escolas estaduais, municipais e creches, como forma de subsidiar o programa Educar para Tranformar – Um Pacto pela Educação. Dividido em cinco eixos, o programa tem como princípio a formação de parceria com educadores, municípios, universidades, movimentos sociais, empresários e as famílias para melhorar a educação pública.

 

Nas visitas às escolas, ocorreram curiosidades, como o governador participando de atividades artísticas e culturais e mudando o roteiro em atendimento a convite de alunos de colégios que não estavam previstos nas viagens. No bairro do Uruguai, em Salvador, Rui visitou a Escola Estadual Polivalente San Diego, que não estava na agenda, e jogou capoeira. Em Feira de Santana, outra unidade, não incluída no roteiro e que recebeu a visita do governador, é o Colégio Estadual Celita Franca Silva.

 

Experiência bem-sucedida

 

O governador, que destaca a importância do exemplo para o desenvolvimento do ser humano, conheceu a diretora Rosemeire Guerra, do Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna, na região sul da Bahia. Especialista na área, ela é uma das responsáveis por práticas de gestão que deram ao colégio o melhor ‘Destaque Estadual’, na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013, do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e por dois anos consecutivos o Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, conferido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

 

Em 2014, ela apresentou a experiência bem-sucedida em eventos na Inglaterra e nos Estados Unidos. O governador ficou tão impressionado com a energia e a vontade da diretora que Rosemeire foi convidada para fazer uma palestra motivacional numa reunião de assessorias de comunicação do Estado, na capital.

 

Democratização da vida escolar

 

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, afirma que uma das prioridades do Educar para Transformar é o aumento do protagonismo dos alunos na vida escolar. “Um dos eixos do programa é a participação da família na escola. [No] processo de eleição dos diretores a participação dos estudantes passou a ser de 40% e dos pais de 15%. Também passou a ser exigido quorum mínimo de estudantes e pais para a eleição. O resultado foi excelente. A maioria das escolas deu quorum tanto de pais quanto de alunos”.

 

Barreto também afirma que o governador tem uma sensibilidade muito grande no âmbito da Educação. “Ele tem contato com a comunidade escolar, professores, estudantes e pais de alunos, e um dos aspectos observados é a infraestrutura. A secretaria tem procurado responder a essas questões que estão sendo compiladas pelo governador. Um exemplo é a Escola Estadual Edílson Joaquim dos Santos, de Nova Redenção, no centro sul da Bahia, primeiro colégio visitado por ele no início do ano. Ela [a unidade] depois passou por uma grande obra para recuperar os problemas estruturais e hoje é outra escola”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21