banner
publicidade
publicidade

Governo apoia apicultores no Extremo Sul do estado

Governo apoia apicultores no Extremo Sul do estado

Mais de 100 apicultores, moradores do município de Teixeira de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano, receberam o apoio do governo estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), para desenvolver suas atividades, voltadas à cadeia produtiva da apicultura local, ampliando e modernizando a produção do mel.

Para agradecer o apoio da Sedir, o presidente da Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia (APIEXSU), Janhanderson Bongestab, esteve essa semana na sede da secretaria, no Centro Administrativo, em Salvador. “Agradecemos todo o apoio que a Sedir vem dando a nossa associação, inclusive, com aporte de recursos, atendendo não só o município de Teixeira de Freitas, mas toda a região”, disse.

Segundo o presidente, com o apoio, o município de Teixeira de Freitas pôde chegar à posição de terceiro produtor do estado no censo de produção do mel. “Isso não acontecia no ano passado porque a produção ainda não havia seadequado às normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e pelo SIF – Serviço de Inspeção Federal”, explicou Bongestab.

O apicultor destacou que, somente após o convênio firmado com a Sedir, a associação teve condição de promover as adequações e modernização necessárias de forma a atender as exigências federais. “Conseguimos restabelecer o SIF – Selo de Inspeção Federal – que dá a condição de compra de nossos produtos em todo o território nacional. A iniciativa da Sedir beneficia todos os produtores do Território de Identidade do Extremo Sul”, assinalou.

A expectativa, informou Bongestab, é de que o Território do Extremo Sul venha ser o maior produtor de mel do estado em curto espaço de tempo. “Essa inclinação se tornou maior em função de características únicas que o Território oferece na flora, com a grande oferta de pastos apícolas, dos plantios de eucalipto, extensos manguezais e cafezais, áreas de mussurungas, remanescentes de restinga e Mata Atlântica.

Fundada em 1995, a APIEXSU está localizada em Teixeira de Freitas e possui cerca de 100 apicultores, com 80% dos associados oriundos da agricultura familiar Hoje, a associação comercializa os produtos em sistema de atacado e também no varejo em baldes de 250g, 280g, 350g, 450g e 500g, além de sachês. O convênio firmado entre a associação e a Sedir já viabilizou a primeira venda por meio do PAA – Plano de Aquisição de Alimentos.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21