banner
publicidade
publicidade

GOVERNO DOA ÁREA PARA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE CHOCOLATE EM ILHÉUS

O termo de doação de uma área de dois mil metros, no Distrito Industrial de Ilhéus, no sul do estado, para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate, foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau e Chocolate, com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, do secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, e do superintendente da Sudic, Jairo Vaz.
A fábrica terá umINVESTIMENTO de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos agregar valor ao cacau na região sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.De acordo com Jairo Vaz, “o Governo do Estado está incentivando uma cadeia produtiva importante para a Bahia, pois a região tem um grande potencial para a produção de chocolates. Vamos desenvolver ações que contemplem toda a cadeia produtiva de cacau, do cultivo de amêndoas de qualidade e com maior produtividade e à produção de chocolates que atendam a uma demanda cada vez mais crescente no mercado nacional e mundial”.
Durante a visita ao festival, realizado na semana passada (11 a 14) e que reuniu cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios, de acordo com o organizador do evento, Marco Lessa, o vice-governador João Leão e o secretário Nelson Pelegrino percorreram os estandes, onde foram apresentadas e comercializadas diversas marcas de chocolates produzidos no sul da Bahia. “Nos últimos anos, a produção de chocolate na região cresceu em quantidade e qualidade. Vamos trabalhar para transformar Ilhéus na ‘capital mundial do chocolate”, disse Pelegrino. Para ele, “além de fortalecer a cadeia produtiva de cacau, a produção de chocolate tem impactos positivos no turismo, já que podemos associar cacau, chocolate e Jorge Amado, atraindo turistas do Brasil e do exterior”.
O vice-governador destacou que “o Festival Internacional de Cacau & Chocolate é um evento que fortalece a região. A produção de chocolates finos vai contribuir para o desenvolvimento regional, associada a projetos importantes como a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul [Fiol]. Vamos desenvolver ações governamentais que tornem o sul da Bahia em um polo chocolateiro de renome mundial, já que produzimos as melhores amêndoas”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21