banner
publicidade
publicidade

Governo federal requisita 30 milhões de seringas a três empresas brasileiras

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

O governo federal requisitou a compra de mais de 30 milhões de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid-19. A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).

Em entrevista à TV Globo nesta quarta-feira (13), o superintendente Paulo Henrique Fraccaro afirmou que o governo direcionou a requisição a três empresas, tendo pedido 10 milhões de seringas, no modelo 1ml, a cada uma delas. A entrega prevista é até 13 de fevereiro.

O governo federal já havia requisitado 30 milhões de seringas, de 3ml, com entrega prevista para o próximo dia 30. Com isso, as indústrias serão obrigadas a fornecer 60 milhões de seringas, já que a requisição administrativa permite ao poder público usar temporariamente bens privados em caso de perigo público. O instrumento está previsto na Constituição.

De acordo com informações do G1, uma das empresas pediu que o governo reconsiderasse a solicitação, já que falta moldes suficientes para produzir o volume solicitado. O superintendente da Abimo informou que está em contato com o governo para mudar essa especificação.

A requisição do governo ocorre dias após o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir que a União não poderia requisitar agulhas e seringas já compradas pelo governo de São Paulo. Nesta quarta-feira (13), o governo do Espírito Santo ingressou com ação na Suprema Corte com o mesmo pedido.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21