banner
publicidade
publicidade

Governo implanta consórcios para construção de duas policlínicas

Governo implanta consórcios para construção de duas policlínicas
Exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser feitos gratuitamente e com mais facilidade por mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios. Nesta quarta-feira (14), no Salão de Atos da Governadoria, o governador Rui Costa implantou consócios de saúde na região de Alagoinhas e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante o evento, ele também garantiu a construção de uma policlínica para cada um dos consórcios.
“Com muito orgulho, nós estamos redesenhando a saúde pública no estado da Bahia. Para nossa alegria, a gente percebe que há uma reflexão nacional e o Ministério da Saúde começa a reafirmar esse caminho, que é o da regionalização da saúde”, afirmou Rui, lembrando que se comprometeu, no início da gestão, a regionalizar a saúde na Bahia, antes concentrada em Salvador. “Não está correto que 82% da população saia das suas cidades para vir à capital fazer exames, cirurgias e outros procedimentos”.
As novas policlínicas serão construídas em Alagoinhas e Simões Filho. Segundo o governador, existem mais de 200 hospitais na Bahia, mas a maioria não faz cirurgias, nem partos. “Em países como a Alemanha, as pessoas chegaram à conclusão de que é melhor ter um hospital que resolva o problema de muitas pessoas do que vários hospitais que não resolvem nada. Temos que redesenhar este modelo e as policlínicas vêm nessa direção”.
Rui explicou ainda a participação do Estado e dos municípios nas policlínicas. “Cada policlínica receberá o investimento de aproximadamente R$ 22 milhões, entre obras e equipamentos, e 100% deste investimento é bancado pelo Estado. Já a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população”.
Fotos: Daniele Rodrigues/GOVBA


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21