banner
publicidade
publicidade

Governo inaugura 1º armazém da agricultura

Governo inaugura 1º armazém da agricultura familiar e economia solidária da Bahia em Serrinha

 Com o objetivo de viabilizar a comercialização dos produtos derivados da agricultura familiar e de empreendimentos econômicos solidários, o Governo do Estado, inaugurou neste fim de semana, no município de Serrinha, na região sisaleira do estado, o primeiro Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia.

 

O empreendimento, que será gerido pela Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia – Arco Sertão Central, é o primeiro de seis armazéns que serão inaugurados nos territórios do Sertão do São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste, Litoral Sul e Região Metropolitana de Salvador.

A ação garantirá a elevação da renda de oito mil famílias de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária. Os beneficiários terão a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção.

O Armazém é resultado da articulação de movimentos sociais que buscam um crescimento não só econômico, mas também cultural dos produtores, além de garantir a dignidade de vida das comunidades rurais, que enfrentavam como principal dificuldade a comercialização da produção.

 

De acordo com a presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro, 44, essa é a vitória em conjunto dos agricultores e agricultoras familiares e empreendedores da economia solidária. “Agora podemos comercializar os nossos produtos dignamente até em grande escala para os mercados locais e institucionais, sem a intervenção de atravessadores”, declarou.

Com a inauguração da unidade, os agricultores e agricultoras familiares não só comercializarão seus produtos no varejo, mas terão também a possibilidade de vendê-los ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo a presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara de Andrade Oliveira, 30, a iniciativa irá favorecer também a articulação, divulgação e comercialização dos produtos. “Esse apoio às 150 cooperativas e associações baianas ajuda a dinamizar a economia dos territórios”, salientou.

 

Com a estruturação deste espaço serão potencializados os empreendimentos econômicos solidários articulados em rede. Para Andreciane Calçada de Oliveira, 21, da Cooperativa de Agricultores Familiares de Serrinha (Coopaf), que comercializa hortaliças, o armazém irá melhorar o escoamento da produção e o aumento de renda dos produtores. “Essa é a oportunidade de valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras familiares”, disse.

A obra integra as ações do programa Vida Melhor no Campo, sob a coordenação da Casa Civil, e conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), da Secretaria da Agricultura Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), através da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) através do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic).

As associações e cooperativas além de disporem de um show room, depósito, sala de reunião/centro de formação, cozinha, refeitório, lanchonete e escritório, contaram com a consultoria do Sebrae que ministrou cursos de profissionalização de rótulos e embalagens, para que os produtores possam agregar valor aos produtos.

 

Durante a inauguração, foi realizada também a entrega de veículos para viabilizar os trabalhos de cooperativas e associações dos territórios de Irecê, Semiárido Nordeste II, Chapada Diamantina, Velho Chico e Portal do Sertão.

 

O evento teve presença do governador Jaques Wagner, do vice-governador Otto Alencar, dos secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, da Agricultura, Eduardo Salles, do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos, do diretor da CAR, José Vivaldo Mendonça, e de prefeitos da região.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21