banner
publicidade
publicidade

Governo municipal, Sebrae e empresariado lançam Festival Sabores de Teixeira

Governo municipal, Sebrae e empresariado lançam Festival Sabores de Teixeira

 

A noite teixeirense nesta quarta-feira (30) foi enfeitada com muitas cores, sabores e aromas. O lançamento da segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural Sabores de Teixeira aconteceu no Espaço D, onde foram apresentadas as novidades para 2014. Mais do que uma ação para movimentar a economia, o Sabores de Teixeira é uma estratégia do governo municipal e Sebrae, que conta com o apoio do empresariado local, para o desenvolvimento social e econômico dos teixeirenses. O Festival acontecerá de 10 a 21 de setembro, as categorias concorrentes serão prato principal, petisco, lanche e sobremesa.

 

Neste ano os pratos deverão ser feitos a partir dos produtos típicos da região, o que irá evidenciar as riquezas da terra. O prefeito João Bosco destacou que “a pluralidade é a grande característica de Teixeira, o que enriquece sua gastronomia”, e convidou a todos a “valorizar a nossa cultura e mostrar para quem está de fora as qualidades que nós temos”. Alface, tomate, banana, abóbora, melancia, hortaliças, estes e vários outros alimentos foram expostos, evidenciando as riquezas da terra e o Mercado Municipal – feira livre tradicional em Teixeira de Freitas, que guarda importância econômica, histórica para a cultura do município.

 

Em 2013, o Festival teve a participação de 26 estabelecimentos. No período, mais de 5 mil pratos foram comercializados. O movimento gerado refletiu no acréscimo de 40% nas vendas, mais 15% na ocupação hoteleira da cidade e 500 pessoas capacitadas nos 11 workshops promovidos. “Estamos construindo juntos o desenvolvimento da nossa Teixeira de Freitas”, ressaltou João Bosco. Ele lembrou que a cidade foi campeã do prêmio Prefeito Empreendedor da Bahia e citou que o Festival é apenas uma das iniciativas do governo municipal para promoção do desenvolvimento social e econômico dos teixeirenses.

 

O funcionamento do Aeroporto 9 de Maio, a instalação da Universidade Federal (UFSB), a construção do Shopping, foram algumas das iniciativas atreladas ao governo municipal que foram citadas, quanto à infraestrutura o prefeito lembrou: “nós temos um grande projeto para a infraestrutura [PAC 2] aguardando apenas a assinatura do contrato com o ministro”. Esses projetos já são realidade e estão sendo construídos pelo constante diálogo entre as esferas de governo, municipal, estadual e federal, cujos ideais de desenvolvimento e valorização do cidadão, de garantia e promoção da dignidade social, são comuns.

 

A festa de lançamento teve o embalo da banda Jabá com Mandacaru, palestra com consultor do Sebrae Hermon Freitas e a presença de diversas autoridades. O coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lembrou os números da primeira edição do evento, e falou dos frutos que a integração entre Sebrae, Prefeitura e empresariado geram, a exemplo do Núcleo de Gastronomia que está sendo pensado para o fortalecimento do setor no município e região.

 

O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira é uma realização da Prefeitura de Teixeira de Freitas e Sebrae, com parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sindicato do Comércio (Sincomércio), e patrocinadores.

 

Do lançamento participaram, além das autoridades citadas, o secretário de Indústria e Comércio Valter Barbosa; o presidente do Sincomércio Alisson Ferreira; o presidente da Câmara Legislativa Ronaldo Cordeiro; o juiz de direito de Caravelas Daniel Carvalho; os secretários de Infraestrutura Henrique Gonçalves, de Serviços Extraordinários Cláudio Guaraná, de Esporte e Lazer Fernando Lucca, de Finanças Fábio Martins, de Agricultura Lívia Alves, de Segurança com Cidadania coronel Bartolomeu Calheiros, de Assistência Social Marco Veronesi, o chefe de gabinete Marcílio Goulart e Paulo Costa da Comunicação; os vereadores Joanilton Rodrigues, Adriano Souza e Ailson Cruz; o presidente da CDL Gedemárcio Guimarães; o presidente do Sindicato Patronal da Construção Civil Sérgio Guimarães e outras autoridades.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21