banner
publicidade
publicidade

Guia Aves do Brasil apresenta 927 espécies encontradas nas áreas de Mata Atlântica da região Sudeste

Guia Aves do Brasil apresenta 927 espécies encontradas nas áreas de Mata Atlântica da região Sudeste

Produzida com o apoio da Fibria, a publicação será lançada nesta segunda-feira

 

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, é uma das apoiadoras do guia Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste, publicação que será lançada nesta segunda-feira (23), pela Wildlife Conservation Society (WCS) e a Editora Horizonte, de autoria de Robert S. Ridgely, John Gwynne, Guy Tudor e Martha Argel.

 

Com linguagem simples e todo ilustrado, o livro apresenta todas as espécies de aves da região, com ilustrações, mapas de distribuição e textos que permitem sua identificação. Além disso, destaca os ambientes da Mata Atlântica e os desafios para a sua conservação.

passarinho

A publicação apresenta 927 espécies de aves da Mata Atlântica do Sudeste com ocorrência nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do leste de Minas Gerais e sul da Bahia. A maioria das descrições é acompanhada de precisas ilustrações – são mais de 1.300, feitas por renomados artistas especializados em aves, como Guy Tudor, o maior ilustrador de aves sul-americanas. Em suas 418 páginas, o livro traz informações dos ambientes, épocas e altitudes de ocorrência, características físicas, dicas para diferenciação de espécies semelhantes e breves descrições de comportamento e voz.

 

“Uma parte importante da operação da Fibria, tanto a industrial como a florestal, está localizada no Sudeste brasileiro. Nesse sentido, a proposta do guia está alinhada com o nosso trabalho de preservação e restauração da biodiversidade na Mata Atlântica. Nossas equipes têm registro de mais de 700 espécies de aves habitando as nossas áreas de florestas”, afirma Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativa da Fibria.

 

Por ser uma empresa de base florestal, a Fibria busca entender a floresta e cada uma de suas partes, como a água, o solo, as árvores e os animais, que interligam o ciclo de vida local. E as aves são importantes agentes desse equilíbrio ecológico, polinizando as flores, dispersando as sementes e são indicadoras da qualidade do ambiente. Por isso, a Fibria possui programas de conservação da biodiversidade em parcerias com organizações, empresas e universidades que estudam e monitoram aves nos plantios em também em áreas de reserva nativa. No país, a Fibria conta com 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental.

 

O lançamento do livro acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Alameda Santos, 2.152 – Loja 122, bairro Bela Vista, São Paulo), com a presença dos autores John Gwynne (EUA), Martha Argel (Brasil) e do editor da versão português, Peter Milko. Mais informações pelo site www.edhorizonte.com.br.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. A previsão é que a nova fábrica comece a operação no quarto trimestre de 2017. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21