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Hospital, Maternidade e UPA tem novo gestor a partir de hoje (1°)

Hospital, Maternidade e UPA tem novo gestor a partir de hoje (1°)

A partir desta segunda-feira (1º de maio), a organização social S3 Estratégias e Soluções em Saúde assume a gestão hospitalar, bem como os serviços de urgência e emergência de três unidades do município de Teixeira de Freitas, localidade distante 809 quilômetros da capital baiana. Fundada há 64 anos, a instituição filantrópica administrará a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) e o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

O médico e diretor-executivo da S3 Estratégias e Soluções em Saúde, Mateus Simões, destaca que a missão da entidade é prestar um serviço de excelência, garantindo o atendimento humanizado e gestão eficiente dos recursos humanos e financeiros disponíveis. “De imediato, para melhor atender a comunidade, vamos investir no treinamento das equipes e implantar o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), que é um instrumento internacional para atender de forma rápida e eficiente os pacientes que mais precisam. Ou seja, os pacientes mais graves são atendidos de imediato, independente da ordem de chegada”, afirma o diretor-executivo.

Ainda de acordo com Mateus Simões, o ACCR será adotado nas três unidades. “Além do treinamento com os profissionais de saúde, vamos orientar a população sobre o perfil de cada equipamento. A UPA, por exemplo, soluciona cerca de 97% dos casos, pois inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o usuário chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação”, esclarece o diretor-executivo.

Entenda cada cor

No processo de classificação de risco, que é fundamentado no protocolo de Manchester, a prioridade clínica é definida a partir da queixa que o usuário traz ao serviço de emergência, avaliação dos sinais e sintomas apresentados e aos discriminadores gerais (risco de morte, dor, hemorragia, grau de estado de consciência, temperatura e agravamento do estado clínico). Isso significa que o diagnóstico do médico não se apresenta como o único critério de priorização, visto que uma mesma condição de saúde, a depender dos discriminadores que o usuário apresenta, poderá levar a diferentes níveis de prioridade. Cada problema de saúde se enquadra em uma das cores estabelecidas pelo protocolo, conforme descrito abaixo.

• Vermelho: o atendimento deve ser imediato, um minuto a mais pode ser crucial em casos como esse.
• Laranja: o tempo de espera deve ser praticamente imediato, o paciente pode tolerar até 10 minutos para ser atendido.
• Amarelo: pacientes que foram classificados nesse estágio necessitam de um rápido atendimento. Entretanto, podem aguardar até 60 minutos.
• Verde: em situações como essa, o paciente pode aguardar cerca de 120 minutos para o atendimento ou até ser encaminhado para outros serviços de saúde.
• Azul: os pacientes classificados nesse grau de risco podem esperar até 240 minutos pelo atendimento. Por se tratar de um caso praticamente sem urgência, os pacientes podem ser encaminhados para outros serviços de saúde.

S3 Estratégias e Soluções em Saúde

Fundada em 24 de novembro de 1952, a organização social possui a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) na área de Saúde. O documento emitido pelo Ministério da Saúde reconhece, simultaneamente, as contribuições da S3 Estratégias e Soluções em Saúde no fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a ampliação e melhoria da qualidade do acesso aos serviços de saúde.

Com sede no município de Ubaíra, distante 263 quilômetros da capital, e um escritório em Salvador, a instituição filantrópica é formada por uma equipe multidisciplinar e se destaca pela gestão eficiente e humanizada de unidades públicas de saúde no interior da Bahia.


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