banner
publicidade
publicidade

Hugo Chávez morre aos 58 anos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, aos 58 anos. Em junho de 2011, ele foi diagnosticado com câncer na região pélvica e passou por quatro cirurgias desde então, porém não resistiu à gravidade do tumor.

Hugo Chávez Frias estava desde 1999 à frente do governo venezuelano e seu período no poder foi marcado por uma intensa luta contra o capitalismo e os Estados Unidos. Ele defendia o que chamava de Revolução Bolivariana, um projeto esquerdista de transformações políticas, econômicas e sociais.

Nascido em Sabaneta e graduado em ciências e artes militares, Chávez era tenente-coronel e tentou um golpe de estado em 1992, porém acabou sendo preso. Em 1994, ele recebeu anistia do presidente Rafael Caldera e passou a se dedicar à carreira política.

Após ser eleito em 1998, o presidente dissolveu o Congresso e convocou uma assembleia constituinte. De acordo com a nova Constituição, ele passou a ter direito de se reeleger indefinidamente e ampliou seus poderes como chefe do Executivo, permitindo uma maior intervenção do Estado na economia.

Em 2002, Chávez sofreu uma tentativa de golpe e chegou a ser preso, mas um contragolpe das forças leais ao presidente permitiram sua manutenção no poder. Em seu governo, ele expropriou terras de latifundiários e estatizou empresas de petróleo, principal força motriz da economia venezuelana.

Apesar de seu período à frente da Venezuela ter sido marcado por boicotes de opositores, Hugo Chávez foi reeleito três vezes, a última delas em 2012. No começo de 2013, Chávez foi levado a Cuba, onde ficou internado por dois meses para tratar do câncer. Em mais de uma ocasião, foram espalhadas informações de que ele havia morrido, mas que até então não passavam de boatos.(SRZD)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21