banner
publicidade
publicidade

I Mostra de Saúde expõe resultados do trabalho da Atenção Básica em 2014

I Mostra de Saúde expõe resultados do trabalho da Atenção Básica em 2014

 

O Governo Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira (27) a I Mostra de Saúde, oportunidade de apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelos diversos setores ao longo do ano. Resultados estes que elevaram o nível de aprovação da Saúde em Teixeira de Freitas na última avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

 

“É raro você encontrar pessoas que consigam, apesar das dificuldades, sentar com trabalhadores, fazer um planejamento diretivo, agrupar uma equipe e gerar resultados tão favoráveis”, comentou o diretor de Atenção Básica da Bahia, José Cristiano Sóster, na abertura do evento. Os trabalhos foram iniciados com a Camerata 9 de Maio, que entoou o hino Nacional e Municipal e, após a fala das autoridades, foi proferida a palestra de abertura sob o título “As redes de Saúde a partir da Atenção Básica”, seguindo-se as comunicações orais da equipe e exposição de pôsteres.

 

O secretário de Saúde, Eujácio Dantas, comentou na oportunidade o salto alcançado pela Secretaria em termos de avaliação do PMAQ e que a realização do evento foi uma resposta à reivindicação feita pela equipe de Atenção Básica para a gestão à época do seminário de planejamento. Segundo ele, apenas uma unidade da Secretaria possuía aprovação no PMAQ acima da média estabelecida e, no último PMAQ Teixeira de Freitas alcançou a marca de 18 unidades acima da média e 14 unidades muito acima da média, o que referenda o trabalho que vem sendo feito. Em sua fala, o secretário mencionou as obras que estão sendo executadas pelo Governo Municipal para reestruturação da Atenção Básica, reformas, construções, instalação de unidades, e brincou: “tudo isso é fundamental, agradecemos ao prefeito João Bosco pela sensibilidade, mas tenho que destacar que o diferencial da nossa equipe é a qualidade”. Em tempo, o secretário agradeceu a presença, também, dos acadêmicos das faculdades locais e Universidade Federal.

 

O prefeito João Bosco, no mesmo ensejo, parabenizou e agradeceu à equipe empenhada em cuidar das pessoas. “A Atenção Básica é o primeiro passo para cuidar da população, que muitas vezes, apenas por ser bem tratada, já enfrenta sua dificuldade de uma forma melhor e consegue melhorar os resultados de um tratamento, passa a se cuidar melhor”, comentou o prefeito. “Eu sempre disse que o meu governo foi feito para cuidar das pessoas e nós estamos correndo atrás de obras, de realizações, mas sem vocês, sem o convencimento de cada um de vocês, isso não seria alcançado, muito obrigado”, agradeceu João Bosco.

 

Por fim, antes de iniciar sua palestra, o diretor da Atenção Básica na Bahia assegurou: “eu estou à disposição para fazer a defesa deste projeto a qualquer momento e também tenho que agradecer, por vocês trazerem o Brasil e o Sistema Único de Saúde até aqui”, e divulgou o dado de que a cada R$ 1 investido na Atenção Básica outras R$ 4 são economizadas na média e alta complexidade.

 

O evento foi prestigiado, também, pelos secretários de Educação Ariosvaldo Alves; Planejamento, Alan Ribeiro; Habitação, Ailton Vieira; Gilson Lima da Controladoria e Paulo Costa da Comunicação. Representando o Legislativo Municipal, compareceram: Erlita de Freitas, Tomires Barbosa, Ronaldo Cordeiro, Souza, Domingos Donato, Adalgísio Jardim, Juvenal Etelvina, Gilberto Lemes, Adriano Souza.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21