banner
publicidade
publicidade

Implantação do PJe impulsiona digitalização e torna Justiça mais ágil em Mucuri

Implantação do PJe impulsiona digitalização e torna Justiça mais ágil em Mucuri

Os números são sinônimo de esperança. De janeiro a meados de março, exatos 474 processos foram digitalizados na Vara Cível de Mucuri, na pontinha sul do mapa da Bahia, divisa com Espírito Santo.

Os 930 quilômetros que separam Mucuri de Salvador dão alento ao Processo Judicial Eletrônico, o PJe, responsável pelo processo de modernização da unidade judicial. “Este é o futuro, não há por que demorar”, diz a juíza Tarcísia Oliveira Fonseca, responsável pela unidade. “Chegou no momento certo”, completa.

A partir deste ano, o envio de petições à Vara Cível passou a ser efetuado exclusivamente pelo sistema, com a utilização da certificação digital.

A juíza exalta as vantagens do sistema. Para ela, além de permitir melhor acompanhamento do processo judicial, o programa traz ganhos como rapidez no atendimento, redução do uso de papel e melhoria da qualidade de serviço e economia de espaço físico.

Há quatro anos na comarca, a magistrada disse que nos últimos dois meses de aplicação do PJe, os trabalhos avançaram, com benefícios para servidores, as partes, advogados e promotores. “Estou gostando, mais ainda por saber que vamos reduzir o número de processos físicos nos armários e sobre as mesas”, destacou.

Figura
A Comarca de Mucuri tem em tramitação quase 10 mil processos físicos, dos quais 7.954 estão na Vara Cível e o restante, cerca de 2 mil processos, na Vara Crime. “É estressante deparar com tanto papel, mas o PJe vai acabar com a figura do processo físico, pois vamos lidar com os processos diretamente no sistema”, completou a magistrada.

A mesma opinião têm os servidores da Vara Cível de Mucuri, que consideram a implantação do PJe “uma bênção”. Uma das mais motivadas é Áurea Cristina de Oliveira, que aposta no fortalecimento do sistema, como disse ela, “para que tudo fique mais prático em nosso trabalho, e se possa acabar com a figura do processo físico, que em si mesmo, já é um atraso”.

Até o momento, as varas cíveis de 63 comarcas baianas já operam com o PJe, além de varas de Família, de Acidentes do Trabalho, Fazenda Pública, da Infância e Juventude e Registros Públicos em seis outras comarcas.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21