banner
publicidade
publicidade

Iniciadas as obras que permitirão voos regulares no Aeroporto de Teixeira de Freitas

Começaram nesta quinta-feira (26/07), as obras de segurança do Aeroporto de Teixeira de Freitas, que uma vez concluídas, permitirão a operação regular de aviões comerciais na cidade. Para selar o compromisso do Estado com a cidade, o deputado estadual Temóteo Brito, o presidente Flávio Guimarães, do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista – SINCOMÉRCIO e o presidente Gildemácio Guimarães, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, promoveram uma reunião na Pousada Lord em Teixeira de Freitas, quando foram discutidas as diretrizes futuras e o acompanhamento das obras com as devidas expectativas.

Conforme declarou Leovigildo Lemos, diretor da Empresa Baiana de Terraplanagem – EBT, ganhadora da licitação para implementação das obras, serão construídos basicamente nesta segunda etapa, a cerca telada da área de campo, muro da base aérea e ampliação do estacionamento de embarque e desembargue de passageiros. Essas obras deverão durar no máximo 120 dias.

Tendo em vista que as obras de revitalização da pista de pouso e decolagem do Aeroporto já foram concluídas, onde foram realizados serviços de limpeza de toda a pista, implantação de grooving e troca das luzes do centro, em preparação para instalação e operação do ILS (Instrumento de Navegação Aérea) Categoria III, ficando permitidos pousos e decolagens em situação de baixa visibilidade. Foi construída uma Seção Contra Incêndio e uma nova pista de acesso à brigada de incêndio também foi implementada medindo 480 metros de extensão.

E um novo Posto de Combustível foi implantado e vai continuar sendo operado pela Oeste Aviação, sendo que uma nova torre de controle também foi instalada no local e já teve sua fase de teste aprovada. O Aeroporto de Teixeira de Freitas recebeu toda limpeza necessária da pista que foi devidamente sinalizada, sendo que novos balizadores foram instalados ao longo da raia asfáltica para oferecer mais segurança aérea para os voos à noite e novas birutas também foram instaladas nos pontos exigidos da pista, além do terminal de passageiros que foi todo reformado.

Segundo o engenheiro Jocaeis Mariano, representante do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), foram desapropriadas mais 446 hectares das terras ladeadas do Aeroporto objetivando ampliar a unidade e oferecer segurança necessária para que o mesmo possa operar com linhas regulares e comerciais em Teixeira de Freitas.

Por telefone o vice-governador da Bahia e secretário de Estado da Infraestrutura, Otto Alencar, disse ao Teixeira News, que o aeroporto era para já está funcionando em agosto, mas houve um atraso no processo licitatório e só se resolveu agora em julho, entretanto, o mais importante são as obras que darão regularidade ao Aeroporto e a sua expectativa é que a cidade já tenha voo regular a partir do próximo mês de dezembro, tendo em vista que já em setembro, o Corpo de Bombeiros receberá o seu caminhão adaptado para atuação no Aeroporto.

Otto Alencar lembrou ainda que a pista do Aeroporto de Teixeira de Freitas possui hoje 35 metros de largura e 1.460 metros de extensão, todavia, nesta primeira fase de funcionalidade o tamanho da pista não impedirá este projeto para receber aviões da espécie ATR-72, com capacidade de transportar 68 ou 72 passageiros, aeronave projetada especialmente para atender pedidos de companhias aéreas regionais para operação em pista de pouso com menos de 1.850 metros de comprimento, modelo de avião muito utilizado atualmente pela Trip Lingas Aereas. No entanto, garante o vice-governador, já está em andamento outro processo licitatório que ampliará a sua pista para 45 metros de largura e 2.100 metros de extensão, objetivando receber aviões de maior porte para atender a demanda regional.

 Para o deputado estadual Temóteo Brito (PSD), as obras garantirão a segurança operacional da unidade de aviação, trazendo mais conforto para os usuários do Aeroporto de Teixeira de Freitas, que terá condições de estabelecer voos regulamentados na cidade, tanto que já existem três empresas aéreas interessadas em concorrer à operacionalização da linhas aéreas regulares com aviões modelos Fokker 70 que possui capacidade para transportar 79 passageiros e até aeronaves da espécie Fokker 100 que acomoda de 108 a 118 pessoas.

No último dia 2 de maio, o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas recebeu 30 novos policiais bombeiros que vieram contabilizar com o efetivo de 25 bombeiros que a unidade possuía, chegando ao número 55 policiais bombeiros. E segundo o comandante do 3º SGB, subtenente Raimundo Oliveira, os 25 bombeiros já existentes passarão a atender o Aeroporto de Teixeira de Freitas a partir do seu funcionamento com linhas regulares, porque esses já possuem treinamentos aeronáuticos. Já os novos 30 bombeiros recém-chegados darão atendimento às ocorrências urbanas e rodoviárias.

teixeiranews


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21