banner
publicidade
publicidade

Interbairros tem rodada das quartas de final transferida

Interbairros tem rodada das quartas de final transferida

Teixeira de Freitas – As chuvas constantes que vêm atingindo a região de Teixeira de Freitas nas últimas semanas deixaram o campo do Bonadiman sem condições para sediar as partidas válidas pelas quartas de final do Campeonato Interbairros 2011 marcadas para o dia 27/11, domingo. Por esta razão, os jogos da referida rodada acabaram sendo realizados no campo localizado no bairro Tancredo Neves. A decisão de transferir as partidas para outro local foi tomada observando-se as péssimas condições do campo, que estava totalmente encharcado e com barro, o que colocaria em risco a integridade física dos atletas.

Fotos tiradas no Bonadiman no domingo pela manhã atestam que a autorização de jogos naquelas condições de piso seria uma irresponsabilidade dos organizadores do campeonato, os quais, com atitude tomada, demonstraram estar preocupados em garantir não apenas o nível das partidas, mas, evitar possíveis lesões nos jogadores.

Casos de lesões

Há inúmeros casos no futebol nacional e mundial de jogadores que se machucaram, alguns gravemente, ao tropeçar ou escorrer em poças d’água dentro dos gramados. Há também estudos que comprovam a influência da superfície no desempenho dos atletas. Um deles é a tese de mestrado “A influência do gramado molhado sobre o desempenho em um teste progressivo para jogadores de futebol”, de autoria de Geraldo Magela Delamore Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Nesse estudo, o autor comprova, após inúmeros testes realizados com atletas, que a performance esportiva de jogadores de futebol é bastante afetada pelas condições de superfície de jogo.

Cancelamentos

A transferência ou cancelamento de partidas não é exclusividade do campo do Bonadiman, no entanto, acontece também nos gramados de importantes estádios. Em certas ocasiões, o volume de chuvas é tão grande que nem a tecnologia de ponta empregada nos sistemas de drenagem dos campos oficiais dá conta de permitir a realização das partidas.

Às vezes, porém, a pressão de dirigentes ou o calendário apertado da competição faz com que as partidas sejam autorizadas mesmo que o gramado não tenha condições. Foi o que aconteceu, por exemplo, em uma rodada do Campeonato Carioca de Segunda Divisão, no jogo entre Itaperuna e Aperibenese, em que o jogo foi disputado sobre uma verdadeira lagoa, apesar dos pedidos de cancelamento por parte dos jogadores. Além do péssimo nível técnico da partida, uma vez que a bola não conseguiu rolar devido à grande quantidade de água, a integridade física dos atletas foi seriamente colocada em risco.

Competição tradicional

Instituído em 2008, pelo então deputado federal Uldurico Pinto, o Campeonato Interbairros de Teixeira de Freitas, promovido pela Rede Sul Bahia de Comunicação, é a maior competição do Estado em número de times participantes (64 bairros) e em valor pago em espécie como premiação. Por Redação/ O Povo News.

São Francisco do Conde se prepara para a final do Intermunicipal

São Francisco do Conde – Depois de derrotar a seleção de Crisópolis nas semifinais do Intermunicipal, São Francisco do Conde se prepara para enfrentar a seleção de Santaluz, a outra finalista da competição. A intuição é levantar o troféu da edição 2011. O primeiro jogo será fora de casa, neste domingo (4), e o confronto final é dia 11, em casa.

São Francisco do Conde, cidade situada a 67 km da capital baiana, pertenceu a Salvador até 1697, quando foi emancipada. Tem população estimada em 32 mil habitantes e PIB per capita de R$ 211.601,00.

Para chegar até a final do XXXVII Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção que tem um dos elencos mais jovens e o artilheiro Pim, teve um aproveitamento de 70%, com 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

Para o presidente Gilmar Santana Leal, da Associação Atlética São Francisco, clube que acompanha a seleção local, o clima entre os jogadores, comissão técnica e diretoria está o melhor possível. Com preparação física adequada a cada dia e parte psicológica trabalhada com intensidade, ele foca na finalíssima e toma cuidados devidos para não se deixar levar pela ideia de “já ganhou”.

“Esse time é uma grande família e todos aqui estão batalhando com garra, determinação, luta e muita união”, pondera Gilmar.

O espírito crescente já fez a seleção de São Francisco do Conde conseguir 2 vezes a 3.ª colocação e 1 vez o vice-campeonato, em 2009, contra Serrinha.

“Pela segunda vez vamos disputar a final e esperamos sair vitoriosos”, completa o presidente da AASF.

Raimundo Antônio da Silva, presidente da Liga Sanfranciscana de Futebol, admite que o elenco é maduro e experiente por contar com vários jogadores campeões dos Intermunicipais de edições anteriores. “O time está tranquilo e vai respeitar o Santa Luz, porém, vai entrar para ganhar”, ressalta.

Porto Seguro recebe 1.º Congresso de Árbitros do Extremo Sul

Porto Seguro – Mais de 80 participantes, entre árbitros e aspirantes, são esperados para o 1.º Congresso de Árbitros do Extremo Sul da Bahia, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, com atividades teóricas na Câmara Municipal e práticas no Estádio de Porto Seguro.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de Porto Seguro, está sendo considerado um marco para a região, pois terá os instrutores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Arilson Bispo da Anunciação e Manoel Lopo Nunes Garrido; e pelo fato de nunca ter sido realizado algo deste porte. “Teremos palestrantes altamente capacitados no maior encontro de árbitros do interior da Bahia”, disse Marcelo Alves dos Santos, coordenador do congresso.

Durante o congresso, serão debatidos temas como legislação desportiva (regra de futebol), técnica em redação para o preenchimento das súmulas, gestualização e avaliação física. Temas polêmicos, como gols anulados, xingamentos, faltas, firulas e relacionamento com a imprensa fazem parte do curso. “Vamos discutir as 17 regras do futebol. Em minha opinião, uma das regras mais polêmicas é a 11, que trata dos impedimentos, e uma das mais interessantes é a 5, que fala da postura que o árbitro deve ter dentro de campo”, completou o coordenador.

O investimento para participar do congresso, incluindo o livro de regras, é R$ 100. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (73) 9974-2174. Por Redação Tablóide.

Bombonieri conquista título do Campeonato de Várzea

Medeiros Neto – No dia 27 de novembro, a partir das 9h30min, tivemos a final do 2.º turno do Campeonato de Várzea, Taça José da Silva (Dunguinha). Na preliminar, a escolinha do professor Ricardo (Midubim) fez um treino com seus alunos atletas com grandes promessas para o futebol medeirosnetense.

O time da Andressa montou a equipe com todos seus jogadores determinados a vencer a partida, e não deixar a Simonetti ser campeã direta vencendo os dois turnos.

Foi uma partida muito movimentada e nervosa e ninguém queria perder, porém, a Andressa, com muita raça, acabou vencendo pelo placar de 4 a 2, conseguindo, assim, o título do 2.º turno. Neste domingo (4), teremos a grande final do torneio a partir das 9 horas. A direção convida a torcida para prestigiar. Haverá sorteio de brindes para os torcedores.

A Móveis Simonetti foi a campo com Ricardo, Osley, Careca, Teba, Curinga, Kakia, Maicão, Val, Neumar, Danga, Helder, Bagão, Flavinho e Maurão. Os gols da equipe da Simonetti foram marcados por Osley e Maicão. O técnico da equipe é Marcinho. O time teve ainda o atleta Kakia, que recebeu cartão vermelho.

A Andressa Bombonieri atuou com Barriga, Toca, Ramon, Tabaco, Cabudo, Cal, Rildo, Cláudio, Bigs, Nailton, Veslan, Zumbi, Baixinho e Girley. Andressa Bomboniere fez gols com Ramon (2), Nailton e Zumbi. O técnico da equipe é Mussum. O time teve ainda o atleta Tabaco que recebeu cartão vermelho. Barriga, Ramon, Zumbi e Baixinho receberam cartão amarelo.

Legenda:

Campeonato Municipal 2012

Teixeira de Freitas – A primeira reunião da Liga de Futebol de Teixeira de Freitas aconteceu no último dia 23, na residência do presidente da LFTF, Benedito Silvino. Na ocasião, estiveram presentes vários diretores da entidade, quando foi definida a quantidade de equipes que disputaria a Primeira e Segunda Divisão do Campeonato Municipal de 2012, além do orçamento para o mesmo, que já foi entregue ao secretário de Esportes na última terça-feira (29). Este, por sua vez, juntamente com o diretor de Esportes Cláudio Pereira, apresentou ao prefeito o orçamento para que seja aprovado o mais rápido possível, já que as obras do estádio estão bem avançadas e os responsáveis pela reforma do previram para o final de janeiro – no máximo até o início de fevereiro – a entrega do estádio, inclusive com a substituição da grama, além do serviço de drenagem e irrigação.

Na última quarta-feira (30), a reunião mais uma vez foi na casa do presidente, pois a Liga não possui sede própria. O presidente se reuniu com os diretores da entidade e clubes da Primeira e Segunda Divisão, a qual ouviu atentamente as sugestões dos dirigentes das equipes sobre a maneira como poderiam ser disputadas as duas divisões do Campeonato Municipal, que contará com a participação de 10 equipes em cada divisão, fato já analisado e confirmado.

O campeonato começaria uma semana após a inauguração do estádio e teria os seus jogos realizados nas terças e quintas-feiras, com apenas uma partida; aos domingos teriam rodadas duplas.

Ainda nesta reunião, ficou acordado que as equipes do Paraná Castelinho, Botafogo, Juventude e Santa Rita participarão da Primeira Divisão em 2012 por serem clubes filiados. Já na Segunda Divisão, a LFTF realizará uma seletiva no início do próximo ano, quando seriam escolhidos mais 4 integrantes para disputar a Segunda Divisão em 2012, se juntando com as equipes que têm direito de jogar a segunda, totalizando 10 equipes. A reunião, inclusive, contou com a presença dos representantes do Palmeiras de Rancho Alegre, que estará disputando o Campeonato Municipal 2012 e poderá usar atletas do distrito do mesmo nome, fato aprovado pelos clubes que estiveram presentes a reunião.

Ao final da reunião, o presidente da LFTF ofereceu um coquetel para todos os presentes.


Curiosidades do Futebol

Taça de Bronze

A Série C já foi chamada de Taça de Bronze em 1981. Um jogo para relembrar: *Matsubara 0 x 1 Figueirense, gol de Augusto.

Matsubara – Nilton, Djalma Braga, Aírton, Toninho Carlos, Rubinho, Costa (Luís Antônio), Ronaldo, Mário Sérgio, Roberto, Osmair, Helinho (Alcântara). Técnico: Bolão.

Figueirense – Ronaldo, Lucio (Casa Grande), Jorge, Reginaldo, Celso, Alonso, Carlinhos, Edson, Balduíno, Sebinho, Vacaria, Marquinhos (Augusto). Técnico: Velha. *O Matsubara, clube do Estado do Paraná, já foi extinto.

Por:Liomar Mota-Colunista de Esportes do Jornal Alerta

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21