banner
publicidade
publicidade

Investimento e Modernização: Fibria recebe a imprensa no Terminal Marítimo de Caravelas

Caravelas: Nesta terça-feira, 07 de novembro, a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto e que possui uma capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, recebeu a imprensa do Extremo Sul, no Terminal Marítimo de Caravelas, e apresentou os últimos investimentos, no montante de R$ 28,54 milhões e com isso a modernização no funcionamento do terminal, carregamento e transporte de eucaliptos para a unidade industrial, localizada em Aracruz/ES. A Fibria exporta para mais de 35 países a matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. E no encontro desta terça-feira, a Fibria disponibilizou profissionais capacitados, que além de conhecimento de cada ação da empresa, mostrou a preocupação com meio ambiente e o interesse da Fibria em investir cada vez mais na região, gerando empregos e apoiando Ong’s, pequenos produtores e pescadores.

Nossa equipe, além de acompanhar de perto as operações do Terminal Marítimo de Caravelas, acompanhou os estudos diários e mensais da Fibria, que busca sempre diminuir os impactos ambientais, e também os impactos nas vias e rodovias, e com isso foi possível entender a importância da empresa, não apenas para Caravelas, mas, para todo o Extremo Sul. O terminal gera cerca de 600 empregos diretos, funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, sempre preservando o meio ambiente (fauna e flora) e trabalhando com segurança, buscando sempre o risco zero para os seus funcionários. Com o investimento e modernização, o terminal passou a operar com guindastes que contam com tecnologia de ponta no carregamento e descarregamento das barcaças.

A operação com esses equipamentos reduz em 40% o tempo de carregamento/descarregamento, e com isso, 100 carretas tipo tritrem foram retiradas da BA 290 e BR 101. As informações foram passadas pelo coordenador de logística da Fibria, Lucas Bozolan Mendes, juntamente com o consultor de sustentabilidade da empresa, Narcisio Loss, os especialistas em meio ambiente Diomar e Tiago, e com auxílio da assessora de imprensa da Fibria, Rogéria, que desde o primeiro contato, buscou a participação de todos, para que os trabalhos e operações da empresa sejam vistos e transmitidos sem retoques e sem maquiagem.

Foram apresentados também os municípios que são atendidos pelo PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural Territorial), desenvolvido pela Fibria com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. Em Caravelas, cerca de 350 famílias, de 09 associações de pequenos agricultores fazem parte do PDRT, bem como famílias de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri e Ibirapuã. Os atendidos recebem orientações sobre gestão e comercialização de diversos produtos agrícolas. O momento mais esperado da visita foi o acesso à área das barcaças, que transportam mais de 5.000 toneladas de eucaliptos por viagem. As barcaças operam em 02 rotas, quais sejam, Rota Verão e Rota Inverno – a chamada rota alternativa, para não atrapalhar a presença e procriação das baleias jubarte, que migram para o nosso litoral.

O terminal, além da operação de carregamento das barcaças, conta com oficina, posto e um rígido controle nos equipamentos de segurança usados pelos funcionários. A empresa opera tendo um monitoramento a mais de 15 anos, e todas as licenças ambientais e de funcionamento expedidas pelo INEMA e IBAMA, que analisam os estudos da empresa e fiscalizam os impactos ambientais. Foram mostrados os últimos estudos e registros de ondas, marés e turbidez, que mostram que o funcionamento do terminal não altera em nada a vida marinha (camarões, peixes e corais), e nem a qualidade da água, que é controlada sempre, com equipamentos de última geração.

Após a visita ao terminal, nos encontramos com coordenadora e diretores da Filarmônica do Projeto “Na Rota da Música”, apoiada pela Fibria, que restaura instrumentos e ensina a arte da música a crianças e jovens do município. Logo após, a Fibria proporcionou um delicioso almoço, que foi servido no Quiosque do Tio Berlindo, na Barra de Caravelas. A empresa garante que está e estará cada vez mais próxima da população do Extremo Sul da Bahia, e que buscará sempre investir, não pensando apenas no lucro, mas, no crescimento e desenvolvimento de municípios, seus distritos e comunidades.

Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21