banner
publicidade
publicidade

JÁ SÃO QUATRO OS CASOS DE FEBRE AMARELA EM MACACOS E VACINAÇÃO COMEÇA AMANHÃ

Quatro macacos já morreram em Salvador infectados pelo vírus da febre amarela este ano. A febre amarela em macacos é o primeiro aviso que a doença está se espalhando.

O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta quarta-feira (29). As quatro mortes dos animais, conforme a Sesab, foram registradas nos bairros da Vila Laura, região de Brotas, Itaigara, Itacaranha e São Tomé de Paripe, no subúrbio. Os casos já são tratados como surto epidemiológico.

Devido à confirmação dos casos, 400 mil doses extras da vacina contra a doença foram liberadas para a capital baiana nesta quarta-feira, com o objetivo de imunizar os cidadãos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação.

O reforço na imunização da população começa na quinta-feira (30). Em coletiva nesta tarde, o secretário da saúde do município, José Antônio Rodrigues, explicou que a expectativa é que a Bahia receba 2,5 milhões de doses, mas não detalhou quantas serão direcionadas para Salvador. “Não sei quantas ficarão na capital, mas isso será decidido em breve. Vamos para uma reunião em Brasília na quinta-feira para acertamos os detalhes”, explicou.

A imunização será realizada em 19 unidades de referência da capital baiana e outras cinco unidades no bairro de Vila Laura. Crianças jovens e adultos com até 60 anos poderão se vacinar sem restrições.

Entre as unidades onde a vacina será disponibilizada estão: UFS Candeal Pequeno, Santa Luzia, UFS Vale do Matatu, CS Manoel Vitorino, CD Cardeal da Silva que fica em Cosme de Farias. O público também será vacinado no shopping center Vila Laura e na igreja católica do bairro.

Outros 21 registros também estão sendo investigados em Salvador sobre suspeitas de casos da doença. O período para que o disgnóstico seja concluído é de 15 a 20 dias.
Os casos investigados foram registrados nos bairros de Brotas, Rio Vermelho e Subúrbio Ferroviário. Os animais infectados foram encontrados nos dias 10, 14 e 15 deste mês. De acordo com a subcoordenadora do setor de imunização da SMS, nenhum caso suspeito em humanos foi


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21