banner
publicidade
publicidade

Jaelson Baleia é pré-candidato a presidente da Liga de Futsal Teixeira de Freitas

Jaelson Baleia é pré-candidato a presidente da Liga de Futsal Teixeira de Freitas – Jaelson Simões Conceição (Jaelson Baleia), de 45 anos de idade disponibilizou seu nome para concorrer há presidência da Liga de Futsal de Teixeira de Freitas. Até o momento é o único nome e a melhor opção para ser o presidente desta entidade que precisa resgatar o futsal teixeirense.

Jaelson Baleia tem o total apoio do vereador Ailson Cruz, do atual presidente Overlando Secundino (Bujão do Esporte) e do criador desta grandiosa liga, Liomar Mota. O que está faltando é que Bujão marque a data e local da nova eleição da Liga de Futsal.

Jaelson Baleia nos disse que com o apoio do vereador Ailson Cruz vai tentar fazer parceria com a secretária de esporte e lazer de Teixeira de Freitas, buscar melhoria com os empresários e com alguns deputado ligado ao vereador Ailson Cruz, para realizar um campeonato forte como sempre foi aqui em Teixeira de Freitas, vai também tentar resgatar a Copa Comércio, Copa Juninho, Campeonato Feminino e o mais importante filiar os clubes na liga para que os clubes tenho todo direito de escolher seu presidente e além disso é que os clubes depois de filiados ajudem o presidente a elaborar as competições da liga.

Jaelson foi jogador de futebol e atuou pelas principais equipes de Teixeira de Freitas equipes como: Palmeiras, Cefbol, Guarany, Liberdade e seleção de Teixeira de Freitas.

No futsal foi campeão como treinador dirigindo a equipe da Estrelacar.

Como organizador de competições organizou o maior e mais importante de todos os tempos de Teixeira de Freitas, o campeonato Inter-Bairros de futebol da Rede Sul Bahia de Comunicação nos anos 2008, 2009 e 2010. Organizou os campeonatos da Igrejinha em três oportunidades nos anos 2011, 2012 e 2013. Organizou também por três vezes os campeonatos de Itaitinga no Campo do Dedé nos anos 2010, 2011 e 2013. Todos esses eventos que foram organizados por Jaelson Baleia foram o maior sucesso em todos os aspectos

O desportista Jaelson Baleia lançou a sua pré-candidato a vaga de Presidente da Liga de Futsal de Teixeira de Freitas.

O desportista Jaelson Baleia lançou a sua pré-candidato a vaga de Presidente da Liga de Futsal de Teixeira de Freitas.

 Federação Bahiana de Futebol completou 100 anos

O novo século transformou a paisagem da capital baiana em todos os aspectos: no político, no social, no cultural e no econômico. E no futebol não foi diferente. Como o crescimento do esporte caiu no gosto popular de forma surpreendente por tamanha rapidez, porém, desordenado no início, surgiu à imperiosa necessidade de ser fundada uma entidade esportiva para coordenar e disciplinar essa evolução.

Na Bahia, essa história começou em 28 de outubro de 1901. Neste dia, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Os anos seguintes foram marcados pela adaptação ao novo esporte. Ainda sem regras próprias, os praticantes utilizavam algumas regras oriundas da Europa. A partir daí, foram surgindo os primeiros clubes do futebol baiano, como o Club Internacional de Cricket, primeiro time exclusivamente de futebol, fundado em 1903. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, fundado em 1899, também passou praticar o futebol. Já os primeiros times a se enfrentarem numa partida oficial foram Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.

O crescimento do futebol em solo baiano exigiu a criação de uma entidade para dar conta da organização dos jogos e aplicação das regras. Em 1904, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

No ano seguinte, em 1905, a Liga realizou o primeiro campeonato baiano, considerado uma das competições mais antigas do país. Já Salvador despontou como a segunda capital a organizar uma liga de futebol.

Mas, em 1913, a LBST passou por uma série de dificuldades, às quais não conseguiu superar, e chegou ao fim, ameaçando a prática da modalidade na Bahia. Porém, no mesmo ano, uma nova entidade foi criada para mudar a história do futebol no Estado.

Em 14 de setembro de 1913 era fundada a Federação Bahiana de Futebol. A entidade organizou o esporte e, deu continuidade ao Campeonato Baiano e criou outras competições que caíram no gosto popular.

Pela entidade, passaram diversos dirigentes, que contribuíram para a fomentação do futebol na Bahia. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.

Em 2001, assumiu a presidência da FBF o conquistense Ednaldo Rodrigues Gomes. De lá pra cá, o trabalho do dirigente à frente da entidade não se limitou à prática profissional.  Competições de alto nível são realizadas desde a categoria Sub-12, passando ainda pelo futebol feminino e o futebol amador, que sempre foram destaques com a revelação de grandes craques que marcaram a história do futebol brasileiro no mundo. Vale lembrar, que o cunho social não ficou esquecido. Inúmeros jovens carentes foram tirados das ruas e desviados dos caminhos do crime com o incentivo à prática do esporte.

No último sábado (14), essa história de sucesso e dedicação ao futebol baiano completa invejáveis 100 anos. Um centenário marcado por dificuldades e desafios superados, glórias conquistadas e que deixa uma certeza para o torcedor e os clubes e Ligas Desportivas baianas: a Federação Bahiana de Futebol (FBF) trabalhará sempre pelo fortalecimento de seus filiados, buscando diariamente oferecer maiores condições a todos que estão envolvidos e imbuídos no crescimento do futebol baiano. Novos projetos serão criados, de forma direta ou indireta, sempre prezando o aperfeiçoamento do ser humano.

 FBF abriu inscrições para o Torneio Seletivo do campeonato baiano da 2ª Divisão de 2014

A FBF (Federação baiana de futebol) abriu inscrições para o torneio seletivo á segunda divisão de profissionais. Os Clubes de futebol profissional de todas as regiões do estado interessados em disputar a seletiva que dá direito ao campeão competir no campeonato baiano da segunda divisão de profissionais em 2014, já podem fazer as inscrições. As mesmas foram abertas no último dia 09 e encerram no dia 30 deste mês.

Pelo atual regulamento do campeonato baiano da segunda divisão, as duas equipes com melhor campanha, na competição, ou seja, o campeão e o vice se garantirão na divisão principal do campeonato baiano de futebol em 2015.

A contar de hoje as equipes interessadas tem 15 dias para confirmar presença no evento. A Associação Atlética Teixeira de Freitas a (AATF) estará de volta ao evento após 12 anos. A equipe cujo projeto se encontra em andamento sob o comando dos irmãos da família Reis & Gois, Naldo, Baixinho e Galego entre outros, com certeza será vitorioso.

A Associação Atlética Teixeira de Freitas, competiu no futebol profissional durante cinco anos. Fundado em 1995 o Clube começou a competir em 2006, na época sob a presidência de Renato Garcia, levando o nome do município de Teixeira de Freitas para toda a Bahia e até pelo Brasil afora, tendo inclusive naquele período de cinco anos, revelado vários jogadores. Eri, Figueiredo, Genilson Goleiro, Robertinho, Nenzão, Washington, Fia, entre outros, jogadores Teixeirenses, surgiram para o futebol baiano naqueles anos, por aqui passaram jogadores de várias regiões do Brasil, e treinadores de renome e da Bahia, a exemplo de Miltinho Simões, e o saudoso Toninho Baiano entre outros, e teve no treinador Wadson (Neca) a nossa grande revelação como treinador. O time passou também no seu último ano pela gestão se Delcik Nunes de Almeida (Ataleia) quando teve as suas atividades encerradas em 2001.

Os candidatos a uma vaga na Segunda divisão precisão preencher um requerimento oficial até a data pré-estabelecida pela entidade. Já os laudos técnicos específicos dos respectivos estádios que serão utilizados como mando de campo durante a competição deverão ser presentados até o dia 4 de outubro. Outro item importante é a apresentação da relação nominal dos jogadores que vão fazer parte do elenco. O mínimo de 18 atletas deverá ser apresentado no ato da inscrição. A ata de eleição e posse da diretoria, bem como um inventário apontando quem são tais diretores e demais membros com respectivos contatos, faz parte do preenchimento dos dados junto a FBF. Para finalizar o cadastro, não só as taxas anuais devem ser pagas, como toda a situação dos clubes e seus respectivos atletas terão de ser regularizadas.

Os integrantes da Nova diretoria da Associação garantiram a nossa reportagem que todas as exigências da FBF serão cumpridas em tempo hábil, até porque a própria entidade tem feito esforços para o projeto avançar, e tem recebido a diretoria da AAATF em Salvador com muito carinho e respeito. A Associação por falta de campo para trabalhar, vem treinando num campinho por enquanto improvisado nos fundos do Posto Aries, e os trabalhos físicos estão sendo feitos na Avenida das Nações.  Por – Amadeu Ferreira/Jornal Tribuna do Esporte e informações da Federação Bahiana de Futebol

O desportista Jaelson Baleia lançou a sua pré-candidato a vaga de Presidente da Liga de Futsal de Teixeira de Freitas.

O desportista Jaelson Baleia lançou a sua pré-candidato a vaga de Presidente da Liga de Futsal de Teixeira de Freitas.

 

 Começa hoje o Campeonato de Verão de Futebol

Teixeira de Freitas – Começa neste domingo (22) às 15 horas em Teixeira de Freitas/BA no bairro Tancredo Neves no campo Centro de Inclusão Social o Tancredão, a Copa Verão de Futebol edição 2013, evento esse criado pela Secretária de Esporte e Lazer de Teixeira de Freitas e organizado em parceria com a Liga de Futebol de Teixeira de Freitas (LFTF).

Como o estádio de Teixeira de Freitas não ficou pronto na data que o prefeito prometeu que entregaria para a sociedade e os amantes do futebol, resolveu-se então por criar uma Copa, denominada de Campeonato de Verão, para substituir os Campeonatos da 1ª e 2ª divisão. O jogo de abertura da Copa Verão será entre as equipes Nordeste e Mototáxi.

 O diretor de arbitragem da Liga de Futebol de Teixeira de Freitas (LFTF), o senhor Vanilson Araújo Rios escalou os seguintes árbitros para o jogo de abertura: árbitro – Jaerly José Roseno – Teixeira de Freitas – L.F.T.F; assistente 1: Crisnaldo Lacerda Nascimento – Teixeira de Freitas – L.F.T.F; assistente 2: Milton Gomes Moreira – Teixeira de Freitas – L.F.T.F; 4º árbitro: Juvenilson Pereira de Sá – Teixeira de Freitas – L.F.T.F. O diretor de arbitragem divulgou a escala dos árbitros que vão atuar neste domingo (22), no Campeonato de Mucuri, sendo eles: Marcos José Almeida Franco, Paulo de Jesus Alves e Janderson de Jesus Santos.

  

Vôlei teixeirense passa por renovação

Teixeira de Freitas – Ao longo dos anos a cidade de Teixeira de Freitas sempre dispunha de uma grande equipe de vôlei tanto no masculino quanto na categoria feminina. Ambas as seleções sempre eram destaques das competições que disputavam na região e em jogos amistosos fora do estado. A atual seleção está no início de uma renovação que afetou praticamente todo o seu elenco, um processo que está apenas no início de transição. A equipe de vôlei do município hoje conta com cerca de trinta participantes.

De acordo com o coordenador da Secretaria, William Degobi, os treinos hoje já possuem frequência suficiente para a formação de duas seleções, uma juvenil e outra adulta. “A renovação do vôlei vem acontecendo em um momento chave”, comentou William, pois a ausência de uma equipe técnica para acompanhamento estava contribuindo para a perda de talentos da cidade.

A equipe juvenil foi vice-campeã na Liga de Vôlei do Extremo Sul da Bahia, na etapa de Itamaraju, e vem colecionando bons resultados. O coordenador afirma que o trabalho tem sido feito “visando ser um dos melhores times da Bahia”, e, para isso, a Secretaria tem contado com o apoio, também, de veteranos do voleibol.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21