banner
publicidade
publicidade

Juerana e o ambiente em que vivemos

Juerana e o ambiente em que vivemos

Fibria incentiva projetos de educação ambiental em escolas de Caravelas

O projeto destaque do Programa de Formação Ambiental “Árvore do Saber” desenvolvido no município de Caravelas, realizado pela Fibria, teve como tema “Juerana e o ambiente em que vivemos”, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal “Princesa Isabel” do distrito de Juerana. O projeto buscou a conscientização em relação às perspectivas futuras sobre a exploração do trabalho infantil, aumento de gases poluentes e outros impactos da atividade

Desenvolvido em várias etapas, o projeto abordou as consequências ambientais relacionadas às carvoarias localizadas em Juerana. O trabalho foi realizado por meio de atividades lúdicas, confecção de maquetes e cartazes, palestras e plantio de mudas. Para o desenvolvimento dos professores, foram realizados treinamentos com carga horária de 8 horas e foco no incentivo para realização de projetos ambientais e integração com a comunidade.

O Programa de Formação Ambiental “Árvore do Saber”, realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Caravelas (BA), Conceição da Barra (ES), Aracruz (ES) e Nanuque (MG), encerrou as atividades deste ano com a apresentação de projetos ambientais. Neste ano, estiveram envolvidos no programa 161 professores, 50 escolas, 7.455 alunos, 37 estagiários e foram desenvolvidos 52 projetos.

O tema principal dos trabalhos apresentados abordou a problemática do lixo. Assuntos como sustentabilidade, cidadania, alimentação saudável, trilhas ecológicas e hortas também foram abordados. De acordo com a analista de Meio Ambiente da Fibria, Tathiane Sarcinelli, o resultado da iniciativa tem sido muito positivo. “Muitas escolas já desenvolviam projetos ambientais e o que fizemos foi incentivar aquelas que ainda não os realizavam. O resultado foi muito satisfatório devido ao incentivo à realização de práticas sustentáveis dentro e fora da escola”, ressaltou.

O “Árvore do Saber” visa despertar na juventude maior interesse pela conservação da natureza, desenvolver e aprimorar a consciência ambiental de professores e alunos e contribuir para que estes possuam papel ativo na busca pela resolução de problemas ambientais em sua comunidade.

Os projetos apresentados foram avaliados por um corpo de jurados com integrantes da Fibria, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Meio Ambiente de cada município. A docente, a escola e os alunos envolvidos no projeto destaque foram premiados. Todos os professores que participaram dos cursos e desenvolveram projetos também receberam o certificado.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21