banner
publicidade
publicidade

Lançamento de Pedra fundamental marca início das construções de unidade do SESI/SENAI em Teixeira de Freitas (BA)

 

Lançamento de Pedra fundamental marca início das construções de unidade do SESI/SENAI em Teixeira de Freitas (BA)

 

Centro de formação beneficiará moradores de nove municípios do extremo sul da Bahia com cursos de educação formal e profissionalizantes

Nesta quarta-feira (04/11), aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Educação Formal do Sesi/Senai em Teixeira de Freitas, um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia com representantes da Suzano Papel e Celulose, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com previsão de conclusão em 2017, a expectativa é que 1.100 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.

 

A obra é fruto do acordo judicial firmado entre a Suzano e MPT, que permitiu a destinação do terreno e dos recursos para a realização da obra. Caberá ao Sesi e ao Senai equipar e manter o centro de formação. O terreno onde o centro será construído fica próximo ao shopping center da cidade e atenderá também a população dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri. O procurador Eliaquim Queiroz, destaca que “a educação é fundamental para a mudança de vida. O MPT é parceiro de quem busca melhorias da condição de vida do trabalhador, especialmente quando temos instituições sérias atuando”.

suzterreno

Além de oferecer educação formal, a unidade capacitará mão de obra para aproveitamento nas indústrias do extremo sul da Bahia. “Estamos bastante felizes com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação e reafirma nosso compromisso com a educação. A chegada do Sesi e do Senai vai formar profissionais para atuarem nas mais diversas áreas e indústrias do extremo sul”, explica Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.

O centro ficará próxima ao shopping center da cidade e vai oferecer cursos de educação formal e profissional para jovens e adultos dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri. Além de ser um benefício direto para a comunidade, a unidade educacional permitirá capacitar a mão de obra local e prepará-la para aproveitamento tanto na Suzano quanto nas demais indústrias do extremo sul da Bahia.

O prefeito de Teixeira, João Bosco, confirmou a vocação do município como polo de educação e elogiou a iniciativa da construção da Unidade do Sesi Senai como um fator para alavancar o desenvolvimento regional. “Se não discutirmos a educação e a formação de mão de obra, isso pode ser um limitador para o desenvolvimento. Precisamos de estratégias para colocar a nossa cidade no patamar que a população espera e essa iniciativa colabora para melhorar a qualificação das pessoas, tendo como consequência a redução das desigualdades sociais”, disse.

De acordo com mapeamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a região de Teixeira de Freitas possui 407 indústrias e emprega mais de 5 mil trabalhadores. Conforme perfil da mão de obra local, há demanda para dois tipos de formação: elevação da escolaridade formal e da qualificação profissional.

O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída. “Estamos bastante felizes com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação”, explica Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.

A atuação do SENAI deverá resultados positivos e concretos no que se refere à melhoria da qualificação profissional na região com “melhora da produtividade, aumento das possibilidades de geração de emprego e renda e incremento da inserção de jovens no mercado de trabalho”, afirma o diretor regional do SENAI, Luís Breda Mascarenhas.

Já o SESI terá como foco a educação de jovens e adultos (na unidade e em empresas), além de ações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “Com a instalação da unidade, teremos um atendimento ainda mais estruturado para as indústrias da região do extremo sul, onde está instalado um importante polo de celulose do estado”, acrescenta o superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.

 

 

Sobre a Suzano Papel e Celulose

 

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

 

Sobre o Ministério Público do Trabalho

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores. Cabe ao MPT promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores. O combate à terceirização ilícita é um dos principais focos de atuação dos procuradores do MPT, por causa da evidente precarização das relações e das condições de trabalho que a intermediação de mão de obra acarreta.

 

Sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria. O SENAI-BA está vinculado ao SENAI Nacional, braço educacional do Sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria). Na Bahia, integra o Sistema FIEB, tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

 

Sobre o Serviço Social da Indústria

 

O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Presente em todas as regiões do estado, o SESI desenvolve ações em Educação e Qualidade de Vida, voltadas para a indústria, seus trabalhadores e dependentes, oferecendo educação formal e na empresa, além de soluções em segurança e saúde no trabalho.

 

Legenda da foto: Na solenidade, o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, Diretor de Relações Institucionais da Suzano, Jorge Cajazeira, Procurador do Ministério do Trabalho, Eliaquim Queiroz, Diretor Regional do Senai, Luis Breda Mascarenhas e o Superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21