banner
publicidade
publicidade

LÍDICE DEFENDE CRIAÇÃO DE AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO OESTE DA BAHIA


A candidata a governadora Lídice da Mata, do PSB, comprometeu-se a, caso seja eleita, criar a Agência de Desenvolvimento do Oeste da Bahia, uma entidade estadual que irá coordenar as ações de diversos órgãos governamentais e atrair investimentos para a instalação de novas indústrias ligadas à produção agrícola na região.

“Ao todo, 70% do que é produzindo no Oeste da Bahia fica por aqui, no Nordeste. Temos algodão de boa qualidade, mas os empregos e a renda gerados em empresas de confecções ficam no Ceará e Pernambuco. Temos que investir para que estas cadeias produtivas gerem empregos aqui, agregando valor ao nosso produto”, disse Lídice, em reunião com empresários da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na tarde desta terça-feira (9).

O presidente da Aiba, Júlio César Busato, concordou com a necessidade de industrialização da região Oeste para aumentar a geração de emprego e renda ligados à produção agrícola. “Precisamos de mais indústrias, que seria um acelerador enorme para a região. Precisamos é trazer a agroindústria, para gerar emprego e renda. Hoje são 60 mil empregos na região, mas poderia ser muito mais, com empregos de qualidade”, afirmou.

Busato destacou que os 1,3 mil produtores do agronegócio no Oeste da Bahia filiados à Aiba são fiscalizados para que cumpram todas as exigências de sustentabilidade ambiental – uma ação em consonância com o discurso de sustentabilidade incorporado na candidatura de Lídice. “O Município de Luís Eduardo Magalhães tem 56% da área com agricultura e o resto está preservado, para proteger a natureza, proteger os rios, isso nós cobramos”, disse.

Uma das principais reivindicações dos produtores rurais apresentada a Lídice durante a reunião foi a instalação, em Barreiras, de uma filial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolver ciência e tecnologia para ampliar a produtividade dos grandes, mas também médios e pequenos empresários do agronegócio.

“A Agência de Desenvolvimento do Oeste terá também este papel, mas temos também de trazer a Embrapa para cá, principalmente para que ela desenvolva pesquisas em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia”, disse Lídice.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21