banner
publicidade
publicidade

Madeira 2012 debate futuro do setor florestal e de geração de energia

Madeira 2012 debate futuro do setor florestal e de geração de energia

 

Evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior em Vitória e lançou o documento Carta de Vitória

 

Nos dias 28 e 29 de junho, Vitória recebeu especialistas e dirigentes de empresas dos setores da indústria florestal e de geração de energia de várias partes do país e até do exterior. Eles participaram do Madeira 2012, 6º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, realizado no Hotel Golden Tulip, Enseada do Suá. O governador Renato Casagrande foi o presidente de honra do Congresso e destacou o Projeto Reflorestar, cujo objetivo é ampliar a cobertura florestal do Estado.

 

O Madeira 2012 abordou a competitividade, a sustentabilidade e os desafios de um setor que responde por 4,5% do PIB brasileiro e emprega 9% da população economicamente ativa do país. Organizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, com sede em Belo Horizonte (MG), o Congresso acontece a cada dois anos. A edição 2012 foi patrocinada pela ArcelorMittal, Banco do Nordeste, Caixa, Caterpillar, Cenibra, Fibria, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Governo do Espírito Santo, Petrobras, Sebrae, Suzano e Vale.

 

Os participantes do Madeira 2012 subscreveram a Carta de Vitória, documento que enumera razões para o reconhecimento da importância do setor florestal e de geração de energia e propõe políticas públicas que o incentivem. Entre as propostas, a Carta de Vitória sugere o incentivo à inovação e à competitividade, ao investimento em pesquisa e desenvolvimento visando manter a competitividade das florestas plantadas, o estímulo ao uso múltiplo das florestas e o estabelecimento de uma política energética consistente para biocombustíveis e derivados da madeira.

 

Além de debater temas relevantes para o setor, o Congresso prestou uma homenagem especial ao idealizador da Aracruz Celulose (atual Fibria), Erling Lorentzen, empresário que acumula rica experiência em atividades do setor florestal. O evento também homenageou algumas personalidades com o Troféu Madeira. Os vencedores do prêmio foram escolhidos a partir de votação na internet.

 

Vencedores do Troféu Madeira

 

Categoria Vencedor
Pesquisador Joésio Deoclécio Pierin Siqueira (diretor da STPC Engenharia de Projetos)
Empresário José Luciano Penido (presidente do Conselho de Administração da Fibria)
Líder Nova Geração Leonel Menezes (presidente da Ageflor)
Gestor Público Renato Casagrande (governador do Estado do Espírito Santo)
Comunicador Social Willian Domingues de Souza (Revista Opiniões)
ONG Cedagro – Centro de Desenvolvimento do Agronegócio -ES

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21